Escola da Natureza

  • escola-natureza 2
  • Escola da Natureza

ESCOLA DA NATUREZA: 22 ANOS DE EXISTÊNCIA

Amigas e amigos, vocês estão convidados a participar desse encontro para celebrarmos a existência da Escola da Natureza. Uma Escola de Educação Ambiental da rede pública de ensino, que bem ali no chão do Parque da Cidade, busca fazer a diferença oferecendo aos seus estudantes aulas ao ar livre e em contato com a Natureza.
A Escola da Natureza se propõe à educar para a vida – no aprender a conviver, no viver com os outros, com a natureza, com todos os seres vivos, a habitar esse planeta no exercício do respeito, do amor, da solidariedade, da sustentabilidade e da preservação da vida!
Venha celebrar conosco a vida e traga o jardim que existe em seu coração!
Você será muito bem-vinda(o)!!!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

A Escola da Natureza – Centro de Referência em Atividades de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – foi criada em 1996, pelo Conselho de Educação, sob a Resolução nº 6020 de 08 de agosto de 1997, publicado no DODF nº 159 de 20 de agosto de 1997, com o objetivo de experienciar e propor metodologias para EA no sentido de envolver e mobilizar a comunidade escolar da Rede Pública de Ensino por meio de atividades continuadas de Educação Ambiental (EA).

Desde sua criação, a Escola da Natureza vem repensando sua prática, no sentido da efetivação da Educação Ambiental nas escolas e suas comunidades, contribuindo para a constante reflexão sobre sua identidade diante do processo histórico. Em conseqüência, ela tem buscado facilitar a integração das instituições públicas de ensino com demais instituições governamentais ou não governamentais comprometidas com a Educação Ambiental no DF, na busca da construção de consensos no plano da ação.

Com a implantação das políticas públicas da Secretaria de Educação referentes à Educação Integral e aos Programas de Promoção da Cidadania e de Cultura da Paz, a Escola da Natureza ampliou sua proposta, considerando a Educação Ambiental em sua totalidade como natural promotora destes processos, a partir da compreensão da existência de uma interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Desta forma, a Escola da Natureza tem cumprido sua missão:

“Ser referência em atividades de educação ambiental a partir de interações criativas com a natureza e com as culturas, visando a sustentabilidade da Vida.“

O trabalho desenvolvido pela equipe da Escola da Natureza, a partir da abordagem ecopedagógica, utiliza algumas referências teóricas que se orientam na perspectiva da Educação Ambiental e Integral, caracterizada pela valorização do cotidiano, da vivência, do sentido das pequenas coisas e da formação continuada do professor como sujeito de suas práticas, portador de autonomia e criatividade, capaz de intervir no seu espaço socioambiental. Dentre as referências adotadas, ressaltamos como macroconceitos norteadores da Escola: educação integral, educação ambiental na perspectiva crítica e holística, alfabetização ecológica; ecopedagogia, agroecologia, permacultura, transdisciplinaridade, transversalidade, sustentabilidade, complexidade, cidadania planetária e arte – educação.

Na busca deste objetivo, a Escola da Natureza tem como referência a Proposta de Educação Integral de Anísio Teixeira em seu Plano de Educação para Brasília, que considera a estrutura de um sistema de educação único, democrático, acessível a todos, independentemente da classe social, centrado no indivíduo e no desenvolvimento de suas potencialidades e sem a velha dicotomia entre formação geral e formação especial, entre formação para o trabalho e formação para o lazer, enfim, entre o útil e o ornamental; a idéia de uma educação integral, que se volta para o indivíduo em todas as suas dimensões, em uma escola completa, rica, variada, formativa por excelência e integrada ao espaço vivificante do mundo, possibilitando aos alunos participação em experiências educativas diversificadas, pelas quais se habilitariam para a ação inteligente em sua vida. (Eva Waisros e Lúcia Rocha, 2008).

Neste sentido, a Escola da Natureza adota uma compreensão da educação ambiental que vai além das dimensões física, biológica e intelectual, integrando em seus processos: a estimulação ao sentimento de pertença, a busca do enraizamento dos valores e a contemplação dos aspectos subjetivos, culturais e sócio-políticos do pensamento ecológico.

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a práxis ecopedagógica e com o enraizamento da Educação Ambiental na Secretaria de Educação do Distrito Federal, tendo por base os princípios e objetivos da Educação Ambiental, na perspectiva da educação integral.

Telefone

 (061) 3322-1739

Endereço Prq da Cidade Sarah Kubitschek – Port 05 
Asa Sul 
Brasília – DF 
CEP: 70610-300