História do Museu do Cerrado

O Museu do Cerrado é uma iniciativa da Área Educação Ambiental e Ecologia Humana na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília criado no dia 18 de junho de 2017 sob a coordenação da Profa Dra Rosângela Azevedo Corrêa.

A Área Educação Ambiental e Ecologia Humana tem como objetivo produzir conhecimentos e construir processos pedagógicos que viabilizem ações relativas às questões socioambientais e seus marcos legais/institucionais. Nessa perspectiva, atua na exploração das diversas dimensões articuladas à problemática socioambiental com vistas à construção de uma tomada de posição dos sujeitos que dela participam e de uma ação transformadora em relação a si mesmos, ao contexto em que estão inseridos e ao mundo em que vivem.

A área busca desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, participando ativamente dos debates curriculares, da formação de educadores e da formação pedagógica em espaços não formais e comunitários. As ações estão vinculadas às temáticas educação, gestão ambiental e ecologia humana, desenvolvimento sustentável, construção e formação de valores, o cerrado como eixo pedagógico, entre outros.

Só podemos ensinar sobre o Cerrado, se o conhecermos a fundo. Só poderemos conservá-lo, se o cuidarmos. Só cuidamos daquilo que amamos e é por amor ao Cerrado que criamos o Museu do Cerrado como forma de mostrar a sua infinita beleza e importância na vida de todos(as) os(as) brasileiros(as). O sonho é um museu que coubesse tudo que foi um dia o Cerrado.

Em 2018 o Museu do Cerrado se tornou um projeto de extensão multidisciplinar onde podem participar estudantes de todos os cursos da UnB através de pesquisas que colaboram para ampliar o acervo do museu.