Educação Socioambiental

A Educação Socioambiental deve acontecer em escolas públicas e privadas, em comunidades tradicionais, nos bairros urbanos, empresas, ONG’s, parques, secretarias de educação, em todos os lugares de nosso país.

Nós propomos uma alfabetização ecológica a partir de novos valores como o amor, a cooperação, a ética, a escuta sensível,  a conservação e preservação da natureza, a qualidade de vida e a solidariedade planetária para empoderar os indivíduos na busca da solução dos problemas locais dentro dos diversos coletivos onde temos a força e a resiliência. 

Com isso, pretendemos contribuir na form-Ação dos participantes de uma comunidade, quer seja professoras(es), mães e pais das famílias locais, estudantes, lideranças locais, funcionários do governo, etc, para elevar o conhecimento sobre o Cerrado e valorizar sua rica sociobiodiversidade e compartilhar informações sobre este sistema biogeográfico, revertendo a médio e curto prazo os efeitos de sua devastação que podem ser detectados no presente a nível local, enquanto ainda podemos fazer alguma coisa pela nossa casa: o Cerrado.

Nossa proposta colabora para o cumprimento do Plano Distrital de Educação Ambiental (PDEA) onde reza que o Cerrado deve ser o eixo pedagógico nas escolas com o objetivo de reforçar a noção de pertencimento do coletivo escolar e sensibilizar, mobilizar e agir dos docentes, discentes e seus familiares em prol do Cerrado como patrimônio nacional.

Nossa proposta também colabora com o cumprimento da Lei n° 7.053/22 que inclui a Semana do Cerrado no calendário letivo da Rede de Ensino do Distrito Federal, passando a ser realizada anualmente entre os dias 5 e 11 de setembro, culminando com o Dia Nacional do Cerrado (11/09) como parte do Currículo em Movimento que trata da Educação para a Sustentabilidade.

Destaco que na lei consta no Art. 3º que: 

A preparação da Semana do Cerrado deve ocorrer durante todo o ano em todos os aspectos da triangulação da educação, promovendo um processo educacional desde a sua base, que contemple todas as modalidades de ensino, da educação infantil ao ensino médio.

Que a proposta da Lei n° 7.053/22 alcance todos os estados que possuem o Cerrado para que as/os docentes possam trabalhar sobre o Cerrado durante o ano letivo; sendo assim, oferecemos um espaço virtual, onde terão acesso a diversos temas relacionados ao Cerrado, e qualquer dúvida, podem entrar em contato conosco.