Instituto Altair Sales

O Instituto Altair Sales é uma instituição de natureza científica, cultural, educativa e estratégica, criado para dar suporte administrativo a Universidade Aberta do Cerrado, bem como os projetos por ela propostos ou em fase de desenvolvimento.

UNIVERSIDADE ABERTA DO CERRADO – UAC
A UAC foi pensada para funcionar como centro irradiador de saberes e inovador na área do empreendedorismo educativo e sustentável.
Neste sentido, os saberes se revestem em algo concretamente pluridisciplinar, que leve em consideração as vocações regionais, mas sem nunca perder a visão do global, dentro de uma concepção sistêmica. É uma nova visão de universidade, que também abrange universos e diversidade. É informal, aberta, no sentido de acolher saberes formalizados, elaborados nas ditas academias e saberes informais dos doutores e mestres, ou guardiões de fato, sempre que possível proporcionando a integração entre estes saberes. Ou seja, o saber dito erudito e o saber dito popular. Portanto suas atividades são infindáveis, mas sempre no sentido de oferecer frutos educativos que contribuam para a busca de uma cidadania plena e da sustentabilidade planetária.

É essencialmente inclusiva, acolhendo neste sentido, toda gama de saberes regionais e incorporando os saberes universais, recuperando seletivamente o conhecimento acumulado através dos tempos e colocando-os para favorecerem a superação constante de situação de subdesenvolvimento e impulsionando os agentes sociais, na busca de processos educativos, que resultem em incentivo à criatividade à pesquisa e consequentemente na busca de soluções para os problemas do mundo moderno, de modo global, sociais e ambientais, sem que haja a separação dos saberes.

 

A UAC é mantida pelo Instituto Altair Sales e tem seus projetos direcionados preferencialmente para o Sistema Biogeográfico do Cerrado dos chapadões centrais da América do Sul, não só em virtude de sua biodiversidade biológica e cultural apoiada numa diversidade geo-estrutural sui generis, mas também porque se trata da matriz ambiental brasileira, mais incompreendida e por esta causa, mais degradada, fato que já está pondo em risco as outras matrizes ambientais do Brasil.
Todas as atividades da UAC, que serão desenvolvidas através de projetos, alguns já estruturados e outros novos, que possam surgir de acordo com as exigências imediatas, serão enquadrados dentro de uma diretriz norteadora, que sempre buscará uma educação eficaz e iniciativas científicas e culturais guiadas por princípios éticos, com o intuito de colaborar com a
construção de novas mentalidades críticas e criativas.

 

Os projetos se enquadram dentro dos seguintes eixos temáticos:

 

1 – ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
O objetivo é implantar nos municípios modelos de práticas educativas que estimulem e trabalhem de forma interdisciplinar o conceito de sustentabilidade sem dissociar o ambiental do social.


2 – ANTROPOLOGIA GEOGRÁFICA
O objetivo é a produção, divulgação e circulação do que se denomina almanaques, que consistem em pequenas obras editoriais que trabalhem temas regionais variados e multidisciplinares. Cada almanaque é acompanhado de um texto e um documento sonoro ou audiovisual, para ser explorado, cultural, científico ou educativamente pelo agente educador.


3 – CURSOS OFICINAS E EVENTOS
Oferece um conjunto de serviços, diluídos na forma de oficinas, cursos e eventos, ministrados por pessoas com formação acadêmica ou não, tal como mestres populares, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, artesão e tantos outros portadores de saberes e habilidades.


4 – FÁBRICA PEDAGÓGICA
Oferece um conjunto diferenciado de material didático-pedagógico, que tem como objetivo ilustrar e complementar as atividades de ensino-aprendizagem.


5 – MUSEUS E PARQUES DE CIÊNCIAS
Trata de um programa representado por projetos específicos elaborados por técnicos, professores e artesãos altamente qualificados, visando a implantação de Museus e Parques de Ciências. Sua concretização se dará através da solicitação e negociação com instituições públicas e privadas, a nível municipal estadual e federal.


6 – EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL
Consiste na implantação de fábricas e oficinas para produção de produtos, baseados nos recursos nativos do cerrado. Envolve uma gama de iniciativas como fábrica de picolés, bolachas, bolos, tintas ecológicas, essências, sabonetes, artesanato mineral e vegetal etc. Sendo estes empreendimentos frutos de projetos e parcerias e específicas.

 

7 – PARQUE TEMÁTICO
Representado por projetos que tem por finalidade a representação em espaços especiais ou artificializados a exposição de temas relevantes para a compreensão do Cerrado. Atualmente está sendo proposto a execução do Parque Temático Brasil, que é um projeto de cunho didático, pedagógico, histórico, geográfico e antropológico, que procura utilizar de recursos audiovisuais em três dimensões e animações para demonstrar os diversos ciclos de ocupação do território brasileiro e as consequências dessa ocupação. Além dos recursos audiovisuais, outros podem ser utilizados, como por exemplo as maquetes, quando o tema for montado em local fixo.


8 – EDUCAÇÃO MAMULENGA NO CERRADO
Abriga projetos que tem como objetivo divulgar conteúdos diversos, utilizando-se para tal, historias, contos e personagens na forma de bonecos produzidos artesanalmente.

O conteúdo é composto por uma cartilha, com kit sonoro e vozes dos personagens e toda trilha sonora. Também cada projeto contém um kit para montagem de um palco em miniatura, onde o conteúdo é desenvolvido.
Acompanha também a cartilha, os personagens integrantes da história ou conto.


9 – PROJETO CAMINHOS DO CERRADO
Será desenvolvido através de um site, que utiliza como ferramentas de divulgação o Facebook, Instagran, Youtube e um Blogger.
O tema básico que norteará os assuntos refere-se ao cerrado brasileiro, dentro de uma perspectiva educativa. Serão divulgados conhecimentos fundamentados num bom embasamento científico, constantemente atualizado.


10 – PROJETO ARTESÃO – DO EDUCADOR AO EMPREENDEDOR
Consiste na congregação de vários subprojetos que tem por objetivo colocar no mercado brinquedos e souvenires educativos.


11- ENCICLOPÉDIA VIRTUAL DO CERRADO
O projeto consiste na organização de um portal que divulgará informações fidedignas acerca do que se denomina Sistema Biogeográfico do Cerrado, dentro de um eixo epistemológico que permite a compreensão do que significa ser “uma nova civilização tropical” e ao mesmo tempo motive a criatividade e a prática de uma pedagogia inovadora e até revolucionária.

 

Contatos:

Meirinalva Pinto

Diretora executiva

(62) 99917-7096

meirinalvapinto@gmail.com

 

Nielton Santos

Diretor administrativo

(62) 99102-8306

institutoaltairsales@gmail.com