Alfabetização Ecológica ABCerrado

Nos livros didáticos usados em escolas públicas do ensino fundamental e médio no Distrito Federal, o Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial. Todas as figuras dos livros mostram uma vegetação típica do cerrado sentido restrito com árvores tortuosas, sem considerar que o Cerrado possui formações campestres, savânicas e florestais, o que contribui para sua estereotipização como algo feio, inútil, improdutivo biologicamente e pouco diverso.

O conteúdo é tratado em cada livro de maneira bem resumida, não levando em consideração a real importância do Cerrado para a manutenção da vida no Planeta Terra, por este motivo decidimos desenvolver o dvd “Alfabetização Ecológica: ABCERRADO” (2013) para oferecer um leque de informações gerais sobre o sistema biogeográfico do Cerrado aos educadores e contribuir na elaboração de um projeto de Educação Ambiental que envolva todos os sujeitos da escola – direção, professores, estudantes, funcionários, mães e pais – numa ação transversal e interdisciplinar dentro do Projeto Político Pedagógico de cada escola.

O Cerrado como um sistema biogeográfico possui uma rica sociobiodiversidade e uma eco-história de 11 mil anos que não são reconhecidas nem valorizadas quer pelas políticas de proteção ambiental e instituições educativas, quer pelas próprias populações que nele habitam, especialmente urbanas. Com isso, o dvd Alfabetização Ecológica: ABCERRADO pretende contribuir na form-Ação dos participantes de uma comunidade, quer seja professores, mães e pais das família locais, estudantes, lideranças locais, dirigentes de instituições públicas e privadas, OnG’s, etc, para mostrar a cara do Cerrado e sensibilizar a todos em sua defesa e reverter os efeitos de devastação que vem sofrendo nas últimas décadas.

Existe um Cerrado Profundo (parafraseando ao antropólogo mexicano Guillermo Bonfil) formado pelas comunidades tradicionais e povos indígenas – vazanteiros, geraizeiros, quilombolas, veredeiros, raizeiras, ciganos, quebradeiras de coco, extrativistas, comunidades ribeirinhas, povos indígenas (Ava-canoeiros, Xavante, Karajá, Xerente, Tapuia, Javaé, Timbira (Krahó e Apinajé), Kayapó, Bororo, Xacriabá e outros) –  que precisam ser conhecidos, reconhecidos e valorizados na e pela sociedade brasileira pois eles são os guardiões e as guardiãs do Cerrado, nossos mestres.

A metodologia apresentada no dvd baseia-se no Projeto ABCerrado, a Matomática e o Bicho Serrador, idealizado pelo Prof. Paulo Pereira da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde a década de 1990.  A proposta promove a alfabetização de crianças a partir do alfabeto de plantas e animais do Cerrado e do seu cotidiano e contexto social, físico e cultural local. As atividades de leitura, interpretação e escrita de textos que tem o Cerrado como eixo e através de poesias, música, desenho, pintura, jogos, parlendas motiva-os a aprender a ler e a escrever mas vamos além das letras e números, ou seja, estimulamos valores imprescindíveis para a convivência entre humanos e não-humanos como solidariedade, respeito incondicional, amorosidade.

Ao invés de aprenderam o “A” do avião, aprenderão o A do araticum, uma fruta nativa do Cerrado que além de ser uma fruta que pode ser consumida ao natural, também pode ser utilizada em sucos, bolos, biscoitos e bolachas, picolés, sorvetes, geléias e diversos doces onde as crianças poderão aprender a degustá-la, plantá-la no quintal de casa e sentir que estão colaborando para melhorar o ambiente de sua moradia como da sua comunidade.

A alfabetização ecológica contempla não somente a decodificação dos signos para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever, mas sobretudo, a alfabetização de educadores do ensino fundamental e médio pois desejamos contribuir a que suas aulas dialoguem com as questões socioambientais locais e globais.

No dvd apresentamos planos de ensino prontos para estimular e facilitar a dinâmica em sala de aula mas logicamente que cada educador@ terá a liberdade de modificá-los e/ou adaptá-los aos seus interesses didáticos e de seus estudantes. Não podemos ensinar aquilo que não sabemos, nem cuidar daquilo que não valorizamos, por este motivo é que precisamos investir na form-Ação dos professores e promover sua sensibilização e mobilização para a conservação/preservação/recuperação do planeta Terra, em específico do Cerrado, e para isso, precisamos investir na formação de cidadãos através da participação direta dos educadores/estudantes na sociedade, respeitando a diversidade local e favorecendo sua integração com o grupo e sua comunidade.

No dvd também irão encontrar um Glossário, uma Biblioteca, modelos de Oficinas vivenciais, Músicas, Videos e Links de instituições públicas e privadas relacionadas com questões ambientais.

O dvd também tem sido usado na Alfabetização de Jovens e Adultos em algumas escolas do DF como o Centro de Ensino Fundamental Engenho das Lages no Núcleo Rural Engenho das Lages, Gama-DF. De maneira que a nossa proposta não se restringe à educação infantil.

 

Caso alguma escola deseje a apresentação do dvd Alfabetização Ecológica: ABCerrado, entre em contato conosco:

Profª Dra Rosângela Corrêa: museudocerrado.unb@gmail.com 

Faculdade de Educação – Universidade de Brasília

);