CRIANDO é uma empresa familiar que produz artesanalmente materiais Montessori e brinquedos Waldorf com alta qualidade de forma sustentável e com respeito à natureza. A natureza é a nossa grande inspiração e desempenha um papel vital na filosofia da CRIANDO. Temos um compromisso com a natureza. Queremos mostrar que é necessário ter um consumo consciente e, com isso, é preciso apresentar às nossas crianças a importância de valorizá-la como um todo e em especial queremos trazer os olhares para o Cerrado e quantas belezas temos aqui no nosso Brasil. Considerando a importância do Cerrado para a estabilidade dos biomas do país, disseminar o conhecimento sobre sua fauna e flora tem o poder de sensibilizar para preservar. Queremos dar conhecimento aos brasileiros (e aos estrangeiros) sobre as espécies que habitam nossos campos limpos, cerrados típicos, cerradões, mostrando a beleza e importância de cada um no ecossistema.Dar às crianças esse conhecimento é trazer desde cedo a riqueza que temos e onde vivemos. É reconhecer o animal nativo como parte do nosso próprio meio ambiente, mesmo que a maior parte da população humana se concentre em cidades, entendendo que devemos preservar onde eles vivem.

É com muito carinho e orgulho que criamos a Coleção Aquarela do Cerrado. Amamos o Cerrado e nos preocupamos com sua preservação. Por isso, nas peças dessa coleção utilizamos madeira originária de poda de árvores, sem derrubar nenhuma árvore sequer, isso não é o máximo?
Manejamos a madeira que utilizamos de forma responsável e com todo carinho. Estamos juntos pela preservação do Cerrado, bem como dos demais biomas.
O intuito é conectar a brincadeira com a natureza, mostrando assim a beleza que o Cerrado possui e levando a conscientização para o meio ambiente.
A madeira tem o importante papel de proporcionar experiência sensorial às brincadeiras. Nossas peças são confeccionadas por nossa família de modo artesanal com muito cuidado e carinho em Brasília.
Os materiais e brinquedos têm como objetivo desenvolver física, intelectual, espiritual e artisticamente as crianças, além de estimular a clareza de raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa de ação, respeitando o desenvolvimento infantil e estimulando a criatividade.
Nossa proposta é valorizar a criatividade da criança dando ilimitadas maneiras de brincar, promovendo descobertas e aprendizados sobre o mundo e si mesma.

Um Lobo-guará

🦊  Considerado símbolo do Cerrado, ele é um animal conhecido por suas pernas longas, orelhas grandes e seu pelo dourado. É o maior membro da família Canidae (a mesma dos cachorros e das raposas) na América do Sul. Curiosidade: Apesar de ser chamado de lobo, ele possui uma genética distinta da dos demais membros da família. É considerado como a única espécie viva pertencente ao grupo.

 

Uma Capivara

🐻 São animais herbívoros. É o maior roedor do mundo, sua pelagem é longa e grossa. Têm hábitos aquáticos e ao menor perigo se lançam na água e mergulham. Tem uma capacidade excepcional de sobreviver em ambientes alterados pelo homem. Curiosidade: podem ficar mais de 5 minutos debaixo d’água sem respirar!!

 

Um Gato-maracajá

🐈 Felino de olhos e patas grandes e cauda longuíssima que é encontrado em quase todo o Brasil, com exceção do Ceará. Apesar de usar o solo para andar, o Gato-maracajá prefere caçar andando na galhada de árvores. Curiosidade: para capturar presas como saguis e aves, o felino imita o som de filhotes e as atrai para si.

 

Um Jacaré-paguá

🐊 É um dos menores crocodilianos do mundo e pode ser encontrado em outros biomas além do cerrado gosta de comer moluscos. Curiosidade: ele pode emitir uma espécie de assobio de defesa para deixar a mensagem “bem clara” de que não está gostando da interação.

 

Uma Piabinha

🐟 Se alimenta de plantas e frutos caídos no rio e é importante para o elo da cadeia alimentar.

 

Um Sapo-cururu

🐸 São considerados sapos de grande tamanho corporal, com corpo largo. Os machos são menores e mais delgados e fêmeas com maior tamanho, como ocorre na maioria dos anfíbios. Possuem pele bastante rugosa e áspera. Curiosidade: Esta espécie é muito popular, inclusive fazendo parte de manifestações culturais brasileiras, como contos, cantigas infantis, dentre outras.

 

Duas Abelhas Uruçu-amarela

🐝 Seu mel é muito saboroso conseguem produzir até 10 kg de mel ao ano É uma espécies reconhecida como ameaçada de extinção porque suas áreas naturais de distribuição (cerradão) estão desaparecendo.

 

Duas Joaninhas

🐞 A joaninha é uma espécie de besouro. Na maioria das vezes elas são insetos redondos vermelhos com machas pretas, mas existem muitas variedades: alaranjadas, amareladas, etc. Suas cores vivas servem para avisar a seus possíveis predadores que são venenosas e que têm um sabor ruim. Curiosidade: elas podem controlar os pulgões, uma praga muito comum em hortaliças como alface e couve.