Em destaque

XXII Simpósio Sociedade Ambientalista Brasileira do Cerrado (SABC)

Nós da Sociedade Ambientalista Brasileira do Cerrado (SABC), temos a honra de convidálo(a) para participar do XXII Simpósio da SABC, cujo tema é: SOS Cerrado, a se realizar no dia 13 de novembro de 2019, na Área I da PUC Goiás.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link abaixo:https://forms.gle/tKpzDhhXCrkX1Fgv7
Haverá seminário científico com submissão de resumos e emissão de certificados.
No dia 13 de novembro, no ato do credenciamento estaremos arrecadando dos inscritos, 1 kg de alimento não perecível a ser destinado a uma instituição beneficente.

Atenciosamente,

Comissão Científica do XXII Simpósio da SABC

5º Aniversário do Museu do Cerrado

5º Aniversário do Museu do Cerrado

O Museu do Cerrado foi criado no dia 18 de junho de 2017 e hoje estamos festejando seu 5° aniversário. Só podemos ensinar sobre o Cerrado, se o conhecermos a fundo. Só poderemos conservá-lo, se o cuidarmos. Só cuidamos daquilo que amamos e é por amor ao Cerrado que criamos o Museu do Cerrado como forma de mostrar a sua infinita beleza e sua importância na vida de todos(as) os(as) brasileiros(as). O sonho que se fez realidade é um museu que todo mundo pudesse visitá-lo, por isso ele é virtual, e que coubesse tudo aquilo que mostrasse o que ele é, profundo, resiliente e incrivelmente lindo!

XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros acontece na Vila de São Jorge.

XXII Encontro de Culturas Tradicionais

De 23 a 30 de julho de 2022, nosso XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros acontece na Vila de São Jorge. Com alegria e força, este ano convidamos toda a gente a aquilombar-se no coração do Brasil. Depois de dois anos celebrando as memórias do que vivemos em 20 anos de encontros, é momento de reencontrar a sabedoria dos pretos velhos, a fé das rezadeiras e benzedeiras, a magia das congadas, a coragem dos que fazem cultura nos quatro cantos do Brasil. Chegam em São Jorge quilombos, comunidades tradicionais, artistas da cultura popular, gente de todo lugar para fortalecer a resistência do Brasil profundo.

Pode chegar, o Encontro vai começar!

Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

Uma Só Terra: vida sustentável em harmonia com a natureza

 

13 de junho

INSCRIÇÃO
O evento ocorrerá online, com transmissão no canal da UnBTV no YouTube.

A inscrição deverá ser feita no SIGAA da UnB em: <https://sig.unb.br/sigaa/public/home.jsf>.

Um tutorial com o passo a passo encontra-se aqui.

O prazo para a inscrição segue até 12/06, às 09h.

Haverá emissão de certificados para os inscritos.

PROGRAMAÇÃO – MANHÃ
09h30 – Abertura – Direção UnB CER
10h00  – Fundação Grupo Boticário
Palestras:
– Prevenção e Combate aos Incêndios na Reserva Natural Serra do Tombador, com André Zecchin
– Pesquisa de longa duração sobre os regimes do fogo e suas contribuições para o Manejo Integrado do Fogo, com Vagner Zanzarini
– Espécies exóticas invasoras e o manejo integrado do fogo, com Gabriella Damasceno
11h30 – Encerramento

PROGRAMAÇÃO – TARDE
14h30 – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Palestras:
– Campanha em Defesa dos Limites do PN Chapada dos Veadeiros “Nenhum Hectare a Menos”, com Anelise Cristaldo Romero
– Novas experiências de visitação no PNCV, com André Afonso Ribeiro

16h00 – Polo UnB – Chapada do Veadeiros
Palestras:
– Programa Polo UnB Chapada dos Veadeiros, com Maria Fernanda Nince Ferreira
– Educação Socioambiental na Chapada dos Veadeiros, com Paulo César Motta
– NEv Chapada, com Maria Paula do Amaral Zaitune
– Gestão Ambiental Urbana Participativa e Turística: padrões de usos e qualificação das áreas verdes dos municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, com Liza Maria Souza de Andrade e Lívia Barros Wiesinieski
– Estimulando o aviturismo como forma de desenvolvimento econômico sustentável e conservação da biodiversidade da Chapada dos Veadeiros, com Renato Caparroz

17h00 – Encerramento – Direção UnB CER

Venha conferir e compartilhe!

Show Salve o Cerrado

Show Salve o Cerrado

Com estreia marcada para 24 de junho, a partir de 19h, no Teatro Silvio Barbato – Sesc no Setor Comercial Sul (SCS), o Projeto Salve o Cerrado reúne artistas engajados e o Museu do Cerrado/UnB em defesa do nosso querido Cerrado.

Com canções autorais, os músicos brasilienses Tiago Mória e Atan Pinho se juntam e somam vozes com outros artistas do DF para cantar em prol do Cerrado. Estarão presentes referências importantes da cultura local como Diana Rosa, Dani da Silva, Priscila Frazão, Leander Motta, Rudá Lobão, Vanderlei Costa e a Professora Rosângela Corrêa, diretora geral do Museu do Cerrado da UnB.

O espetáculo, com performances e projeções, une música e fotografia, com o objetivo de informar, sensibilizar, encantar, mobilizar e engajar cidadãs, cidadãos e agentes culturais na proteção e restauração do nosso Cerrado, a fim de poder restabelecer o equilíbrio do bioma, um dos mais ameaçados do Brasil.

Para marcar o aniversário de 5 anos do Museu do Cerrado, será lançada a exposição “O que é que o Cerrado tem” no foyer do Teatro Silvio Barbato – Sesc, com a curadoria de Rosângela Corrêa. O Cerrado não é feito só de árvores retorcidas e queremos que a sociedade brasileira descubra a savana mais biodiversa do planeta Terra. O berço das águas do Brasil é lugar de sabedoria e riqueza cultural dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

Serviço:

Show de estreia do projeto Salve o Cerrado, Salve nossa Arte!

Quando: Sexta-feira, 24 de junho, 19h

Onde: Teatro Silvio Barbato/SESC – Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 2, Ed. Presidente Dutra, Brasília, DF

Ingressos: R$ 35,00, na bilheteria, no PIX (salveocerradoprojeto@gmail.com) e na Feira da Ponta Norte – CLN 216, aos sábados de 8h às 15h – Banca Salve o Cerrado

Envie o comprovante para o WhatsApp 61 99981 6599, pelo direct ou por e-mail e você receberá o ingresso virtual                                                                             

Link do Projeto: @projetosalveocerrado, YouTube e Spotfy @museucerrado

www.museucerrado.com.br

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Desde 2021, o Grupo de Trabalho de Proteção Legal do Conselho do PNCV se reúne para pensar soluções para diversas fake news que estimulam invasões ao Parque. Moradores da Chapada dos Veadeiros com o apoio de mais de 47 organizações iniciam no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma Campanha de Proteção do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com vídeos, camisetas e ações de sensibilização com Parceiros. A ideia central da Campanha é sensibilizar sobre a importância e relevância deste incrível espaço de conservação para toda humanidade.

Semana do Meio Ambiente de 2022

Semana do Meio Ambiente de 2022

O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) iniciaram, nesta quarta-feira (1º), as atividades da Semana do Meio Ambiente de 2022 com exposição fotográfica no Parque Ecológico Águas Claras. Ainda estão previstas na programação atividades educativas, ações de prevenção a incêndios florestais e caminhada no Parque Copaíbas.

 

A exposição “Natureza é…”, que retrata a fauna e flora do Cerrado, é composta por 20 painéis e deve permanecer na unidade de conservação até o dia 30 deste mês. “O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado para sensibilizar a população sobre as questões ambientais, o que incentiva os órgãos a pensarem em uma programação completa que chame atenção para o dia 5 de junho”, explica o chefe da Unidade de Educação Ambiental do Instituto, Marcus Paredes.

 

Ainda no Parque Águas Claras, o Centro de Referência em Educação Ambiental terá na sexta-feira (3), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia da Educação Ambiental. Enquanto isso, os órgãos também atuarão, com apoio da Caesb, em uma blitz educativa do Programa de Prevenção e Controle à Incêndios Florestais (PPCIF), no Jardim Botânico de Brasília, com início previsto para 9h.

 

No domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, será promovida uma caminhada no Parque Distrital das Copaíbas, localizado no Lago Sul, a partir das 8h. A atividade será aberta à comunidade e visa um contato mais próximo com as belezas naturais do meio ambiente do DF.

 

Já de 6 a 27 de junho os educadores ambientais do Brasília Ambiental estarão realizando na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina, os atendimentos agendados dos alunos de escolas públicas e privadas, conforme disponibilidade.

 

Sustentabilidade – Além da programação nas unidades de conservação, o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado no Jardins Mangueiral e administrado pelo Instituto em parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), também contará com uma série de eventos durante o mês de junho.

 

O primeiro curso intitulado “Como combater um incêndio florestal” está marcado para o dia 3, às 9h. No dia 8, às 17h, “Como separar seus resíduos” é o tema da formação, seguida pelo curso “Técnicas e preparos da culinária vegana” no dia 9, às 9h30. Para o dia 10 está programada uma roda de conversa sobre o “Papel do Educador Ambiental na Comunidade”. Já no dia 18 de junho, às 9h, será realizado o curso “Bolos que vendem”.

 

Estendendo a programação no CPS, no dia 8 de julho acontecerá o lançamento da 2ª edição do Sarau Julino Sustentável, evento que promove apresentações culturais de artistas da região. Com a temática Lixo Zero, serão distribuídos kits com itens reutilizáveis, visando minimizar o uso e a produção de lixo durante o sarau, assim como a conscientização das pessoas sobre a importância da reutilização e reciclagem.

III Seminário Frutos do Cerrado: Cerrado Alimenta!

III Seminário Frutos do Cerrado: Cerrado Alimenta!

Você é nosso(a) convidado(a) para o III Seminário Frutos do Cerrado que será realizado dia 2 de junho de 2022 (quinta-feira). O Tema desta edição é gastronomia: Cerrado Alimenta! 

Faça sua inscrição GRATUITA acessando o link: https://doity.com.br/cerradoHaverá emissão de CERTIFICADO para os inscritos. 

Venha conosco pela valorização dos frutos do Cerrado e de seus guardiões: os Agroextrativistas! 

Transmissão ao vivo pelo canal da CODEVASF no YouTube. Para o evento presencial, as vagas são LIMITADAS. Quem tiver interesse em participar presencialmente nos envie um e-mail para: nucleodopequi@gmail.com