Sítio Arqueológico da Torre - Pedro II, PI

Local: Sítio Arqueológico da Torre – Pedro II, PI


Descrição do local: Pedro II possui mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados. Desses, quatro são abertos à visitação, como é o caso do Sítio Arqueológico da Torre. 


O sítio arqueológico da Torre contém painéis de inscrições rupestres que nos mostram a presença de civilizações primitivas que habitaram a região. A Torre 1, por exemplo, conta com 3 painéis, onde há a maior concentração de figuras. As inscrições mais antigas são de 12 mil anos.


Além de toda essa riqueza histórica, ao visitar o sítio arqueológico da Torre você é ainda agraciado com um rico bioma com área de cerrado e espécies dessa vegetação e também da caatinga, tanto com animais e plantas pertencentes a esses biomas. Raposas, répteis, anfíbios e aves do cerrado e caatinga é possível encontrar por lá.  


Como chegar: o Sítio Arqueológico da Torre fica distante a cerca de 8 km da cidade de Pedro II. O principal acesso até ele se dá pela BR-404 que liga o município de Pedro II ao Poranga, no Ceará.


Em apenas 15 minutos de carro e depois fazer uma caminhada por uma pequena e fácil trilha você já consegue chegar nas muitas inscrições rupestres.


Dicas: Nesses espaços você aprecia como se dava a ocupação de nossos antepassados. Em alguns, representada por meio de grafismos mais abstratos, isto é, pinturas que não dizem respeito a imagens nem de animais, nem humana e nem da natureza. Em outros já podemos verificar pinturas com figuras humanas e de animais.



Fonte: https://www.conhecaopiaui.com/noticia/sitio-arqueologico-da-torre-um-importante-destaque-no-turismo-de-pedro-ii

);