Associação Artesanal Xique-Xique - Pedro II, PI

Local: Associação Artesanal Xique-Xique – Pedro II, PI

Descrição do local: A Associação Artesanal Xique-Xique foi criada em 1990 com o objetivo de expandir o mercado de artesanato. O local organiza, reúne e fortalece o trabalho dedicado de mulheres artesãs de Pedro II.

A Xique-Xique conta com 25 artesãs que produzem diversas peças que agregam a tradição e identidade cultural de Pedro II, comercializam localmente e exportam para outras partes do Brasil e também do mundo. A associação, inclusive, tem parceria comercial com a Alemanha.

Todo o processo de produção das peças tem como foco as tradições locais de tecelagem e ainda pontos bem característicos da região, como o “olho-de-pombo (fruto do Cerrado)”, o “tapeueuirana” e o “catado”.

A Associação Xique-Xique é composta por três grupos. Tem o grupo Santa Fé, que fica na área urbana de Pedro II e é onde está a parte administrativa e comercial. E tem ainda o São João e Barroca, que ficam na zona rural.

Como chegar: Rua Epifanio Retirana, 1300 Bairro Santa Fé – Pedro Ii/PI

Dicas: As mãos macias e resistentes produzem redes, colchas, bolsas, jogos americanos, caminhos de mesa, mochilas, sacolas de viagem, toalhas, dentre outros.

Fonte: https://www.conhecaopiaui.com/noticia/xique-xique-a-associacao-artesanal-de-pedro-ii-com-talento-de-fortes-mulheres