Thalles Oliveira Martins

Objetivou-se verificar a existência de variações na composição e distribuição das espécies arbóreas em virtude das características químicas do solo, em uma Floresta estacional semidecidua e um Cerradão no município de Santo Antônio de Goiás – GO. Foram instaladas de forma aleatória na área 40 parcelas de 400 m² (20 x 20 m), sendo 25 parcelas distribuídas na Floresta Estacional Semidecidua e 15 parcelas distribuídas no Cerradão. Todos os indivíduos arbóreos de DAP>5,0cm em Floresta estacional semidecidua, e todos os indivíduos arbóreos com DAB >5,0cm no Cerradão foram amostrados. A riqueza de espécies apresentou amplitude 73 para o Cerradão e de 84 para a Floresta estacional semidecidua. Densidade 2227 ind.ha-1 para o Cerradão e 1699 ind.ha-1 para Floresta estacional semidecidua, dominância (30 e 39 m2 .ha-1 ), diversidade alfa (3,34 e 3,55 nats.ind.- 1 ). Foram coletadas amostras de solo em duas profundidades (0-20 e 30-50 cm). Através do teste de Mann-Whitney verificou-se as diferenças entres as medianas das variáveis edáficas das duas fitofisionomais. A classificação pelo método TWISPAN denominaram as espécies indicadoras e separaram as parcelas de ambas formações florestais. A análise de componentes principais (PCA) entre as parcelas e as variáveis edáficas, apresentou grupos consistentes entre os cátions ligados a fertilidade do solo (Ca2+ , Mg2+, K+ ) com as parcelas da Floresta Estacional Semidecidua, e outro grupo das parcelas pertencentes ao Cerradão onde o pH em H2O foi maior, e também maiores teores de saturação por alumínio (m%), Cu2+, Zn2+, Fe3+ e Al3+. Foram gerados diagramas de ordenação de espécies e variáveis edáficas por meio da análise de correspondência canônica (CCA) e as espécies de Floresta estacional semidedicua correlacionaram com uma maior quantidade de nutrientes (K+ e P- ), saturação por bases (V%), saturação por alumínio (m%), capacidade de troca de cátions a pH 7 (CTC T) e manganês. As espécies do Cerradão se correlacionaram com uma maior quantidade de Zinco (Zn2+), Ferro (Fe3+) e pH em H2O. O diagrama da CCA confirmou o gradiente florístico em virtude da tênue variação de fertilidade do solo.

MARTINS, Thalles Oliveira. Relação vegetação-variáveis edáficas, fitossociologia e diversidade em formação florestal do Cerrado. 2017. xvi, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.