OLIVEIRA, Anderson José Ferreira de. Recuperação de uma área degradada do cerrado através de modelos de nucleação, galharias e transposição de banco de sementes. 2013. xi, 116 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Florestais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013

Anderson José Ferreira de Oliveira

Nas últimas décadas, a degradação ambiental no Brasil vem se intensificando em virtude da maior demanda social, acompanhando o processo de ocupação no território nacional. A idealização e construção da capital federal no centro do país demandou grande consumo de material de construção, intensificando elevado desmatamento, deixando muitas áreas degradadas com solos expostos e compactados, e sem vegetação, até os dias atuais. As técnicas de nucleação vêm se tornando uma realidade cada vez mais promissora dentro das novas propostas para a recuperação de áreas degradadas, por apresentar uma visão mais holística, visando o manejo da recuperação da integridade ecológica dos ecossistemas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de eficácia do plantio de mudas e cada uma das técnicas alternativas de restauração, que se fundamentam em processos sucessionais naturais, tendo como base o princípio da nucleação em cerrado sensu stricto, uma área degradada por extração de solo. Em uma área de 3,3 hectares foram implementados junto ao plantio de mudas em linhas de 3 m x 3 m, o plantio de 150 grupos espaçados de Anderson (1953) com distribuição fatorial de 3 x 5. Para a determinação das propriedades químicas e densidade do solo, foram criadas, três parcelas de 100 m x 100 m na área degradada e em uma no cerrado sensu stricto adjacente à área. Para a análise química foram coletadas 20 amostras em cada uma das parcelas, as quais foram homogeneizadas, formando uma amostra composta. Para a densidade do solo, foram coletadas oito amostras em cada parcela, com repetições nas profundidades de 0 a 10 cm e de 10 a 20 cm e, posteriormente, secas em estufa a 105°C, para pesagem do material seco. A transposição das galharias e banco de sementes foram instalados aleatoriamente em 25 parcelas. Todos os tratamentos foram instalados com Delineamento em Inteiramente Casualizados (DIC). A densidade dos indivíduos de todos os tratamentos e a riqueza das galharias e banco de sementes de formas de vida foram avaliados por 12 meses. A densidade do solo obtida para o cerrado adjacente foi de 1,58 g/dm3. Para a área degradada do Parque Ecológico do Córrego da Onça, a densidade do solo obtida foi de 2,26 g/dm3. O valor médio de pH da área foi de 5,3. A concentração média de Ca2+ foi aproximadamente 1,5 mmol/dm3, do K+ igual a 10 mg/dm3 e do P igual a 0,4 mg/dm3. Para H+Al, 17,5 mmol/dm3 (Capítulo 1). A mortalidade total dos indivíduos plantados foi de 6,86%. Através dos grupamentos espaçados de Anderson, ocorreu um incremento em altura da espécie central Erythrina speciosa na presença de Tapirira guianensis (Tukey = 58,711) e da espécie Mabea fistulifera em relação a Cedrela fissilis (Tukey = 52,16). Para incremento em diâmetro das espécies centrais, ocorreu incremento entre os blocos das espécies Mabea fistulifera e Cedrela fissilis (Tukey = 0.02366) e para o tratamento composto pela Hymenaea coubaril e Tapirira guianensis (Tukey = 0.01550) (Capítulo 2). Foram amostradas 44 espécies nas galharias, para uma diversidade de H’ = 2, 246, Ds = 0,7921 e J = 0,6008. No banco de sementes, foram 30 espécies, H’ = 2,43, Ds = 0,8552 e J = 0,7293, considerando todas as formas de vida. Em ambos os tratamentos, as herbáceas foram dominantes com mais de 50% dos indivíduos amostrados. No banco de sementes as outras formas de vida foram equivalentes, o que não ocorreu nas galharias (Capítulo 3). Nos grupos espaçados, parece ocorrer a facilitação entre alguns dos pares de espécies, mas não se pode descartar ainda a questão individual e/ou da espécie em relação a processo de tolerância as condições ambientais. As técnicas de transposição do banco de sementes e das galharias, comprovaram ser eficientes técnicas para o estabelecimento plântulas, na recuperação de áreas degradadas por mineração.