Museu do Cerrado na Semana Universitária UnB - 2020

  • Hiparidi Toptiro Povo Xavante

    Da Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, mais especificamente na comunidade Idzô uhu (Abelhinha), é membro da Associação Warã e da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado (Mopic).

  • Lucely Moraes Pio

    Geoterapeuta, fundadoura do Centro de Plantas Medicinais da comunidade quilombola do Cedro; sócia fundadora da Articulação Pacari de plantas medicinais do cerrado; capacitadora de plantas medicinais e alimentação ressequida com folha do cerrado; presidente do comitê gestor nacional DGM Fip Brasil.

  • Jussânia Borges Corrêa

    Mineira, Jussânia Borges Corrêa cresceu convivendo com o Cerrado e as manifestações populares no Triângulo mineiro e de outras regiões de Minas Gerais. Hoje é professora da Escola de Música de Brasília. Em 2017 concluiu o mestrado em música pela Universidade de Brasília, defendendo dissertação na área de musicologia com o título: “Ecomusicologia no Cerrado: violeiras e violeiros convivendo com a natureza”. O trabalho pesquisou a relação entre os tocadores de Viola Caipira e o meio ambiente, em algumas regiões do bioma Cerrado no interior do Brasil. 

  • Sol Bueno

    Sol Bueno é cantora e compositora brasileira, natural de Minas. Cantora de voz suave e marcante traz em seu som as vivências dos povos habitantes da região do cerrado, onde tem sua origem e onde também busca grande parte de suas influências musicais. É marca em seus trabalhos a interlocução poética que une leveza e força, e a mistura étnica contemporânea que expressa suas raízes.

);