Museu do Cerrado na Semana Universitária UnB - 2020

• Mc Vacy

William Nascimento de Moura, mais conhecido por Mc vacy (calango do cerrado). Nascido e criado em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos veadeiros. Apaixonado pela biodiversidade do cerrado, tornou-se um guia turístico e ativista cultural. Hoje como brigadista defende o nosso cerrado do elemento fogo, que na maioria das vezes vem de forma criminosa.

• Evandro Alves

Nasceu em 1976 em Itabira (MG), mas foi criado na pequena e fluída fronteira que divide e amarra o espaço rural e urbano da cidade de Lagoa Santa (MG). Naqueles cerrados aprendeu a sujar os pés com terra vermelha; pisar de lado em cascascalheiras; remendar chinelos com prego; comer murici, cajuzinho, sangue-de-cristo e outras frutinhas do mato; acompanhar procissões de sapos depois da chuva; calcular o tempo que um aviãozinho cruza o céu (sem fazer barulho); achar aranhas escondidas em buracos no chão; cair de bicicleta; escutar com atenção a cantoria das cigarras; comer paisagens com os olhos; espiar ninho de coruja-buraqueira em cupinzeiro; amar a tortuosidade de arvorezinhas descoloridas no alto da seca; achar urubus escondidos no fundo de qualquer azul de céu; ler o que não está escrito nos livros e desenhar isso tudo no chão e em folhas de papel. Autodidata, começou a desenhar cartuns, charges, tiras e histórias em quadrinhos no ano de 1993 e não parou mais.

• Evandro Valentim

Evandro Valentim é escritor nascido em Brasília, quando ela tinha só dois anos de idade. Cresceu rodeado de Cerrado, vendo a troca da vegetação nativa do bioma por uma selva de concreto. Por meio da literatura infantil, busca contribuir, de maneira lúdica, para que as crianças conheçam as belezas do Cerrado e os vilões que querem destruí-lo. Ao lado do Evandro, está a criança, hoje adolescente, Paulo Sérgio, que começou nessa “estrada” aos 8 anos de idade; os dois escreveram a trama presente nos livros Aventura no Cerrado (Assis, 2017) e Guardiões do Cerrado (Assis, 2018) que foi levada a dezenas de escolas do DF.