Murici

Nome científico: Byrsonima basiloba A. Juss.

 

Nome popular: Murici, Muruci, Murici-do-campo

 

Família: Malpighiaceae

 

Forma de vida: Subarbusto ou Arbusto

 

Dispersão: mamíferos (mastocoria).

 

Frutificação: estação seca.

 

Habitat: Campo Sujo, Campo Limpo, Campo de Murundus e Cerrado sentido restrito.

 

Distribuição: DF, GO, MS, MG, SP – Endêmica do Cerrado.

 

Características da espécie: Byrsonima Crassifolia: Árvore perenifólia, de copa estreita, com cerca de 3-6 m de altura. Possui inflorescências de 10-13 cm de comprimento, com flores vermelhas e amarelas.

 

Características do fruto: Fruto globoso, com a polpa suculenta de 0,5cm de espessura e semente escura. 

 

Byrsonima Verbascifolia: Tem porte menor, de 1-5m de altura, tronco tortuoso de 15-25cm de diâmetro, revestido por casca grossa e áspera, inflorescências concentradas na extremidade dos ramos, com muitas flores vermelhas e amarelas. 

 

Características do fruto: Fruto globoso, com 1,3-1,5cm de diâmetro de polpa suculenta e adocicada, amarelo e fino.

Aproveitamento

O consumo de seus frutos pode ocorrer na forma de sucos, sorvetes, pratos doces no geral, assim como salgados como em sopas ou com carnes, assim como secos. Da sua semente pode ser extraído o óleo, usado tanto na culinária quanto na indústria de cosméticos. Também pode ser usado como corante, cachaças e licores. Os frutos de Murici-passa (murici seco Byrsonima Verbascifolia) possuem alto teor de fibras. O fruto é rico em carotenoides, e possuem uma alta atividade antioxidante. Já o Byrsonima Crassifolia possui grande quantidade de aminoácidos, fornecendo ainda fibras, ferro, e vitamina C. Os muricis também apresentam usos medicinais e fitoterápicos. A casca do tronco é utilizada como febrífuga, antidiarreica e adstringente, assim como podem ser usados para combater a tosse e a bronquite. Suas folhas são usadas em diversos preparados cicatrizantes, anti-inflamatórios e antioxidantes.

Referências

KINUPP, Valdely; LORENZI, Harri. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

 

GUIMARÃES, M.M.; SILVA, M.S. Valor nutricional e características químicas e físicas de frutos de murici-passa (Byrsonima verbascifolia). Ciência e Tecnologia de Alimentos, 28(4), 817-821, 2008. Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-20612008000400009&script=sci_arttext&tlng=pt

 

DE ARAÚJO, Rychardson. et al. Byrsonima crassifolia e B. verbascifolia Murici. Embrapa. Disponível em:

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1104683/1/Murici.pdf

);