Macaúba

Nome científico: Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart

 

Nome popular: Macaúba, Macaúva, Macajuba

 

Família: Arecaceae

 

Forma de vida: Palmeira

 

Frutificação no Cerrado: agosto-fevereiro

 

Dispersão: mamíferos, araras

 

Polinização: abelhas, besouros

 

Habitat e distribuição: Nativa em quase todo território brasileiro, no Cerrado pode ser encontrada nas áreas de Palmeiral, Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca, Cerradão.

 

Características da espécie: Palmeira solitária e espinhenta de crescimento lento, de 10-15 metros de altura, de 20-30 cm de diâmetro, possui inflorescências foliares e ramificadas de quase 1m de comprimento, com flores discretas.

 

Características do fruto: Frutos globosos (drupas) verde amarelados quando maduros, de 3,5-5,0 de diâmetro, com polpa escassa e adocicada. Sua frutificação ocorre de Agosto à Fevereiro

Aproveitamento

Os frutos podem ser consumidos in natura, assim como usados gastronomicamente, como na confecção de geleias, mousses, doces, sorvetes, farinhas e a extração do seu óleo. Pode-se também obter o palmito a partir do caule, e a amêndoa no interior do fruto. O farelo da sua polpa se destaca por sua composição em carboidratos e por possuir fibras alimentares, já o farelo da amêndoa de Macaúba possui alto teor proteico e uma fonte potencial de carboidratos. Sua semente possui valor proteico e é rica em fibras e seu óleo possui carotenoides.

Referências

SISTEMA BIOGEOGRÁFICO, Museu do Cerrado. Disponível em:

Palmeira Macaúba

 

S.C. GRANDE; E. C. CREN, Demanda de Proteínas Vegetais: Potencialidades e o Diferencial dos Farelos de Macaúba, Revista de Engenharia Química e Química, Vol 2 N. 3. 2016. Disponível em:

file:///C:/Users/User/Downloads/2198-Manuscript%20paper_Texto%20do%20artigo%20(PDF)-10174-1-10-20161031.pdf

 

KINUPP, Valdely; LORENZI, Harri. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, 2019. São Paulo. (p. 124-125)

KUHLMANN, Marcelo. Frutos do Cerrado: 100 Espécies Atrativas Para Homo Sapiens. 1. Ed. Brasília: 2020.

 

COIMBRA, Michelle. Caracterização dos frutos e dos óleos extraídos da polpa e amêndoa de Guariroba (Syagrus oleracea), Jerivá (Syagrus romanzoffiana) e Macaúba (Acrocomia aculeata). 2010. Trabalho de dissertação. Universidade Estadual Paulista. Disponível em:

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/88418/coimbra_mc_me_sjrp.pdf?sequence=1&isAllowed=y

);