Hancornia speciosa

Nomes populares

Mangabeira, mangaba

Partes utilizadas

A planta é utilizada integralmente, da raiz às folhas

Descrição

A mangabeira é uma árvore de 3-7 m de altura com flores brancas e perfumadas. Seu fruto tem até 5 cm de diâmetro e é amarelado quando maduro (KUHLMANN, 2018). Ela ocorre no Norte (Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins), no Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), no Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso), no Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) e no Sul (Paraná).

Uso medicinal

Essa planta é utilizada no tratamento de uma síndrome complexa: a síndrome metabólica. Essa síndrome altera a comunicação hormonal entre o fígado e o pâncreas e se desenvolve em três direções: doenças cardiovasculares, doença glicêmica e doença autoimune. A mangaba tem propriedades hiportensoras, hipocolesterolemiantes, tônicas geral e pulmonar, anticatarrais, hepatoprotetoras e cicatrizantes. Ela também é imunogênica e é usada para prevenir resfriados, infecções, febres e afecções de origem indeterminada. Seu fruto possui grande quantidade de vitamina C, todo o complexo B, niacina, cálcio, ferro e sais minerais em abundância (AMERICANO, 2015). Além disso, ela é empregada na medicina popular contra cólicas, diabetes e luxações (KUHLMANN, 2018).

Cuidados

O fruto verde possui altas concentrações de fenóis, o que o torna tóxico para a maioria das pessoas (AMERICANO, 2015).

Curiosidades

O fruto da mangaba é usado como base para vários doces, sucos, geleias e sorvetes e o látex da mangaba é usado para fazer borracha (AMERICANO, 2015; KUHLMANN, 2018).

Referências Bibliográficas

AMERICANO, Túlio. Fitoterapia Brasileira: uma abordagem energética. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2015. 420 p.


KOCH, I.; RAPINI, A.; SIMÕES, A.O.; KINOSHITA, L.S.; SPINA, A.P.; CASTELLO, A.C.D. 2015 Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB15558>.

 

KUHLMANN, Marcelo. Frutos e sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna. 2 ed. Brasília: Ipsis Gráfica e Editora, 2018. 1 v.

);