II Encontro de Restauração Ecológica do Cerrado: Um olhar para Sistemas Agrocerratenses

2022-08-25_noticias_ii-encontro-de-restauracao-ecologica-do-cerrado-um-olhar-para-sistemas-agrocerratenses (2)

A Recomposição de Reservas Legais (RL) no bioma Cerrado carece de informações técnicas sobre possíveis retornos econômicos e sobre o significado ecológico da restauração de ambientes savânicos e campestres. Nesse sentido, uma das alternativas para a recomposição da RL são os sistemas agroflorestais  e adicionalmente, os sistemas agrocerratenses que engloba alternativas de restauração produtiva em formações savânicas e campestres tanto em RL para atender a legislação de proteção da vegetação nativa quanto em áreas produtivas. 


Devido a importância de estudos mais aprofundados sobre sistemas agrocerratenses, bem como sobre possíveis retornos econômicos, sobre sua contribuição para a recomposição de ambientes e ainda sobre as práticas e processos atuantes vislumbra-se a necessidade de diálogos formativos junto à comunidade, como estratégia de construção coletiva e integração de agendas institucionais. Propõem-se  assim, o 2º Encontro: Restauração Ecológica do Cerrado – Um olhar e um fazer para os Sistemas Agrocerratenses, de forma presencial e com transmissão ao vivo. O encontro é idealizado de forma colaborativa e em rede entre diversas instituições, tais como: WWF Brasil, Instituto Federal de Brasília (IFB/Campus Planaltina), Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG/Campus Arinos), Embrapa Cerrados, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), ONg Pequi, TIKRÉ Ltda, EMATER-MG, Rede Araticum – Articulação pela restauração do Cerrado, Rede Pequisação, Ação RIDE SAN-DF+, NEA Candombá, NEA UNB, NEPEAS/FUP, CDS/UNB e MADER/FUP.


Os diálogos formativos serão realizados em formato de apresentações presenciais e transmitidos on-line em tempo real, pela plataforma da Articulação pela Restauração do Cerrado- Araticum no Youtube. A abertura do evento contará com a apresentação do tema e dinâmica do seminário, com abertura do evento e exposição dos pontos de discussão e encaminhamentos do webnário de 2021. Após, haverá sessão de circulação de saberes, que são mesas de debates com 1h30 a 2h de duração, com participação de palestrantes e um moderador. Os temas selecionados para as mesas de debate foram: Interfaces entre Agroecologia e Restauração Ecológica: Como a Ecologia dos Saberes contribui para sistemas mais resilientes e comunidades menos vulneráveis; Restauração Socioecológica –  Princípio Participativo em Sistemas Agrocerratenses; Restauração Ecológica Produtiva – Pluriatividade Econômica em Sistemas Agrocerratenses; Integração da restauração e produção em ambientes savânicos – Protagonismo de Espécies Nativas e Agrobiodiversidade. O público participa com contribuições apresentadas ao moderador. No último dia de evento irá ocorrer uma visita a campo em áreas de Sistemas Agrocerratenses para a integração dos princípios debatidos com a prática. 


 O evento faz parte da Semana Universitária da UnB, nas manhãs de 30 de agosto a 02 de setembro. Terá mesas redondas e um dia de campo e acontece no campus Darcy Ribeiro.


Inscrição pelo link https://bit.ly/EncontroRestauração

);