Efeito da adubação nitrogenada sobre o desenvolvimento e estabelecimento de mudas de ingá (Inga laurina (Sw.) Willd.) e fedegoso (Senna macranthera (Collad.) (Irwin et Barn.)) em viveiro

Autor(a):

Francisco Erivan da Rocha Brito

Resumo:

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, menor apenas que a Floresta Amazônica, e tem perdido mais da metade dos seus dois milhões de km2 originais pela ação antrópica. Entre as principais ações que causam essa degradação estão: agricultura, mineração e urbanização. Muitas espécies arbóreas são empregadas em projetos de recuperação de solos degradados e entre essas espécies estão ervas, arbustos e árvores da família Fabaceae (leguminosas). Um dos motivos da utilização das leguminosas na recuperação de áreas degradadas é a incorporação de nitrogênio por ser o nutriente mais exigido pelas plantas. O presente trabalho teve como propósito avaliar o efeito de três diferentes fontes de adubação nitrogenada sobre o estabelecimento e desenvolvimento de mudas de ingá (Inga laurina) e fedegoso (Senna macranthera) visando à produção de mudas para recuperação de áreas degradadas no bioma Cerrado. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com 04 tratamentos e 30 repetições. Os tratamentos consistiram em: testemunha, N-P-K, uréia e sulfato de amônio. Os resultados mostraram que a adubação com sulfato de amônio apresentou melhores resultados em ambas as espécies proporcionando mudas com melhor qualidade para serem levadas ao campo.

Referência:

BRITO, Francisco Erivan da Rocha. Efeito da adubação nitrogenada sobre o desenvolvimento e estabelecimento de mudas de ingá (Inga laurina (Sw.) Willd.) e fedegoso (Senna macranthera (Collad.) (Irwin et Barn.)) em viveiro. 2014. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Disponível em: