DIAMANTINA (MG)
A cidade mineira de Diamantina, localizada a 285 km de Belo Horizonte, é outro local bastante procurado pelos turistas. O município é emoldurado pela Serra do Espinhaço e sua arquitetura colonial compõe a bela paisagem da cidade mineira. Próximo à cidade os visitantes encontram cachoeiras e grutas.

Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé - Diamantina (MG) (Foto: Divulgação / Lucas Conrado)

Catedral de Santo Antônio da Sé em Diamantina,
MG (Foto: Divulgação / Lucas Conrado)

As construções históricas do município nos remetem ao período colonial de Minas Gerais. O Centro Histórico, a Casa de Juscelino Kubitschek, a igreja Nossa Senhora do Carmo e o Mercado Municipal são alguns dos pontos recomendados para quem quer conhecer um pouco da história de Diamantina. Outra atividade típica da região é a Vesperata, o evento noturno reúne vários músicos que se apresentam para o público seja ao livre, ou de sacadas e janelas. Perto da cidade, uma estrada de terra leva os turistas aos distritos de Milho Verde, Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras, onde os visitantes encontram nascentes, poços de águas cristalinas e áreas disponíveis para a prática de ecoturismo.

Atrações: quem busca um passeio pela história do Brasil deve conhecer o “Caminho dos Escravos”, considerado um roteiro cultural valioso do país que faz parte da Estrada Real. Outra atração é a Casa de Chica da Silva, localizada na Praça Lobo de Mesquita, com uma bela arquitetura colonial. O Centro Cultural também é um dos pontos turísticos da região. As visitas aos distritos de Milho Verde, Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras retratam a geografia e paisagens de Diamantina.

);