Comportamento do fogo em três fitofisionomias florestais para proteção contra incêndios florestais na Fazenda Água Limpa

Autor(a):

Eduarda Rezende Oliverio

Resumo:

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e caracteriza-se por apresentar duas estações bem definidas, com invernos secos e verões chuvosos. Um dos problemas enfrentados nessa região são os incêndios florestais. Além de contribuir com o aquecimento global e as mudanças climáticas, os incêndios florestais poluem a atmosfera, causam prejuízos econômicos e sociais, aceleram os processos de desertificação, desflorestamento e de perda da biodiversidade. O intuito deste trabalho é o estudo do comportamento do fogo acerca dos fatores que influenciam o início, a propagação e a extinção de incêndios florestais. Foram estudados três tipos de vegetação diferentes com duas condições de umidade sendo elas uma área de Vereda (com a presença da espécie invasora Trembleya parviflora (D. Don) Cogn.), de Cerrado sensu stricto e em um plantio de Eucalipto. A coleta de dados foi feita na Fazenda Água Limpa – FAL (Brasília, DF), onde coletou-se o material em 10 parcelas (10 em cada área), com 3 repetições dentro de cada parcela, totalizando 30 repetições. Parte do material foi separado para pesagem e análise do teor de umidade e outra parte foi dividida entre o material que seria seco em estufa e o outro que permaneceria com a umidade ambiente. Os teores de umidade encontrados para esse estudo foram 56%, 18,5% e 43,7% para Vereda, Cerrado e Eucalipto, respectivamente. A temperatura máxima alcançada na combustão do material combustível e a porcentagem de perda de massa durante a chama foram não foram estatisticamente diferentes para os tratamentos. A maior altura de chama observada foi em Eucalipto seco, o maior período de duração de chama foi no Cerrado úmido. A maior porcentagem de perda total de massa foi observada no Eucalipto seco e a maior energia necessária para a ignição do material foi observada na Vereda seca.

Referência:

OLIVERIO, Eduarda Rezende. Comportamento do fogo em três fitofisionomias florestais para proteção contra incêndios florestais na Fazenda Água Limpa. 2016. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Disponível em:

);