Amanda Ferreira Andrade

Objetivou-se caracterizar a composição florística, a estrutura e a biomassa da vegetação arbustivo-arbórea em fragmento antropizado de Cerrado sentido restrito sob invasão biológica de Capim-gordura (Melinis minutiflora P Beauv). Para tanto, foi instalado um bloco de 80 x 70 m, o qual foi dividido em 100 subparcelas de 8 x 7 m, classificadas visualmente como predominância de Capim-gordura (CG), de gramíneas nativas (N) ou do componente arbustivoarbóreo de Cerrado (CSS). Procedeu-se o levantamento da vegetação arbustivo-arbórea (Db ≥5,0 cm) por meio da identificação botânica, medição do diâmetro da base (a 30 cm do solo) e da altura total (H) em 90 subparcelas. Foram calculados parâmetros fitossociológicos, a riqueza e diversidade de espécies. A amostragem da biomassa de gramíneas foi feita com 60 amostras de 1 m² dentro das subparcelas classificadas como CG e N, onde toda a biomassa de gramíneas foi cortada rente ao solo e seca em estufa a 60ºC por 48 horas. A influência do Capim-gordura foi analisada por meio da Correlação de Pearson entre as variáveis medidas da estrutura, florística e biomassa da vegetação arbustivo-arbórea, com a biomassa de Capim-gordura, e as variáveis secundárias pH, concentração de C, N, amônio e nitrato, estoques de C e N no solo e relação C/N. O fragmento mostrou Densidade de 2.647 ind. ha-1, área basal de 13,76 m² ha-1, riqueza de 50 espécies, diversidade de Shannon de 3,11, equabilidade de Pielou de 0,80 e riqueza estimada de Jackknife 1 de 60 espécies. A biomassa seca e estoque de carbono da vegetação arbustivo-arbórea foram 16,52 ton. ha-1 e 8,26 ton. ha-1 respectivamente. Para Capim-gordura a biomassa seca chegou a 5,26 ton. ha-1. Foram negativas e significativas (Pearson; p < 0,05) as correlações entre: biomassa seca de Capim-gordura vs Db e riqueza; concentração de amônio vs área basal, Db, H, biomassa verde e seca e estoque de carbono; e positivas e significativas as correlações entre: relação C/N vs densidade, Db e riqueza.

ANDRADE, Amanda Ferreira. Biomassa lenhosa, estoque de carbono e estrutura da vegetação arbustivo-arbórea em Cerrado sentido restrito sob influência de Capim-gordura. 2016. vii, 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.