Caracterização biológica, ecológica e de tecnologia de sementes de espécies arbóreas indicadas para a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) úmidas no Distrito Federal

Autor(a):

Déborah da Silva Santos

Resumo:

A vegetação ripária desempenha papel de elevada importância ambiental por proteger as margens dos rios, evitar o assoreamento e regularizar a vazão da água. Além de fornecer abrigo e alimentação para a fauna. No entanto, mesmo protegida pela legislação esta vem sendo alterada ou destruída. Nesse sentido, o conhecimento biológico e ecológico das espécies vegetais que compõe essa fisionomia é de extrema importância para a restauração de áreas degradadas. O presente trabalho teve como objetivo realizar ampla revisão bibliográfica a fim de identificar informações disponíveis sobre 180 espécies arbóreas indicadas na restauração de ambientes degradados em Áreas de Preservação Permanente (Mata Ciliar, Mata de Galeria e Vereda) no Distrito Federal. A base de dados proveio do Projeto WebAmbiente (MMA/Embrapa), a partir da qual, gerou-se uma matriz de espécies com seus atributos botânicos {espécie, família), ecológicos {hábito, fitofisionomia, características dos solos de ocorrência natural, categoria sucessional e tipos de dispersão) e de tecnologia de sementes (época de coleta dos frutos e taxas de germinação). As 180 espécies arbóreas estavam distribuídas em 118 gêneros e 47 famílias botânicas. O diagrama de Venn ilustrou que sete espécies têm ocorrência comum nos três habitats, e que 53 espécies ocorreram exclusivamente na Mata de Galeria e Ciliar. Adicionalmente, 13 espécies ocorreram exclusivamente na Mata de Galeria e Vereda. Por outro lado, a Vereda não apresentou espécies exclusivas. A exigência de uma ótima drenagem foi requerida por 94 espécies, representando mais da metade (52,22%) do total. Quanto a categoria sucessional, as pioneiras aconteceram em maiores proporções (60,55%). Do total, 103 espécies (57,22%) estão com frutos disponíveis na estação seca e 77 espécies (42,78%) na estação chuvosa. Verificou-se que a maioria das espécies (72,77%) apresentam porcentagem de germinação > 50%, o que é considerado um bom resultado para indicação destas espécies para a produção de mudas visando à restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP} no Distrito Federal. Já para aquelas que apresentam germinação considerada regular e ruim (27,41%) acredita-se que a seja pela presença de dormência e a dificuldade em superá-la, seja o principal impedimento para produção de mudas. Assim, disponibilizar conhecimentos sobre características biológicas e ecológicas de espécies nativas de ambientes florestais úmidos do biorna Cerrado pode ajudar na seleção de espécies para a restauração de ambientes degradados.

Referência:

SANTOS, Déborah da Silva. Caracterização biológica, ecológica e de tecnologia de sementes de espécies arbóreas indicadas para a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) úmidas no Distrito Federal. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.

Disponível em:

);