Cachoeira da Farofa, Minas Gerais

Local: Cachoeira da Farofa

 

Descrição do local: Localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais a Cachoeira da Farofa é um dos redutos da Serra onde se encontram lindas plantas e animais em um dos cenários mais lindos de Minas Gerais. Possui uma sucessão de quedas d’água com 07 cachoeiras, até atingir um poço em meio a um paredão de rocha quartzítica, cercado de gramíneas e orquídeas que decoram a paisagem local. O acesso pela parte baixa da Serra, se dá por uma trilha plana de aproximadamente 7 Km, onde é possível observar o Córrego das Pedras, a Lagoa Comprida e o Ribeirão Mascates.

 

Como chegar: O ponto de partida para a Cachoeira da Farofa é a Portaria Areias, cujo acesso se dá por uma curta estrada de terra que começa antes da ponte do Rio Cipó (pra quem está chegando na serra) bem ao lado da Pousada Cipó Veraneio. Há placas indicando esta entrada.

 

Na Portaria Areias há uma boa estrutura para os visitantes, com grande área de estacionamento, banheiros, bebedouros, auditório e até uma área com duchas. Quem vai fazer alguma trilha deve preencher um formulário indicando horário de entrada e qual atração pretende visitar. Um pedaço do formulário fica com o visitante, que deve entregar na volta.

 

Dicas: Você pode optar por ir a pé, levar ou alugar uma bicicleta na Serra do Cipó. Nossa sugestão é alugar uma bike a quem pretende conhecer a Cachoeira da Farofa, o cânion das bandeirinhas e outros atrativos que estão na entrada da Portaria Areias, no Parque Nacional da Serra do Cipó.

 

As bicicletas podem ser facilmente alugadas dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó (Parnacipó), ou no Casa do Ciclista no centro da Serra do Cipó. As bicicletas agilizam muito o deslocamento entre as atrações. Para melhorar, o caminho é simples e não exige tanto esforço.

 

Resultado de imagem para cachoeira da farofa

Fonte: http://portalserradocipo.tur.br/5-cachoeiras-incriveis-na-serra-do-cipo/

);