Antonio Felipe Couto Júnior

Utilizando o sensor sino-brasileiro, CBERS, foi possível identificar que 56,03% da cobertura atual do solo da região do EcoMuseu do Cerrado foi alterada pela ação antrópica. Os municípios de Águas Lindas de Goiás e Santo Antonio do Descoberto apresentaram os maiores graus de alterações em suas superfícies, 63,18% e 61,37%, respectivamente. O município de Pirenópolis apresentou maior integridade de cobertura natural 49,82%. O sensor MODIS permitiu realizar o monitoramento temporal da área do EcoMuseu, onde pode-se observar a dinâmica da cobertura vegetal ao longo do ano. O sensor MODIS evidenciou que a porção oeste do EcoMuseu, principalmente no município de Pirenópolis, apresentou uma maior cobertura vegetal. Na parte leste do EcoMuseu (municípios de Águas Lindas e Santo Antonio do Descoberto) foi observada maior quantidade de edificações que podem ser devido à proximidade com o Distrito Federal, em virtude de uma expansão urbana. A cobertura vegetal apresentou uma grande relação com o regime hídrico, podendo ser observadas duas tendências do NDVI da vegetação ao longo do ano, em resposta às duas estações climáticas: seca e úmida. A passagem de uma estação para outra não acontece imediatamente, foram observados padrões intermediários de NDVI, mostrando uma influência da disponibilidade/escassez hídrica da estação anterior. São apresentadas as assinaturas temporais das matas e das formações savânicas.

COUTO JÚNIOR, Antonio Felipe. Análise temporal da cobertura vegetal e do solo da área do EcoMuseu do Cerrado (Goiás) através de imagens MODIS e CBERS. 61 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.