A formação política do educador do campo: estudo do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília

Autor(a):

Julio Cezar Pereira da Silva

Resumo:

O objetivo deste estudo é pesquisar as contribuições da prática pedagógica da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília na formação política do educador do campo. A análise parte de duas categorias básicas: formação política como despolitização e formação política como politização. A primeira foi decomposta nas seguintes dimensões: valores transmitidos pela escola formal – individualismo, competitividade, relação hierárquica; democracia representativa – apatia política, controle ideológico, exclusão social, dominação; ensino superior e formação alienada do trabalhador – fragmentação do conhecimento, visão técnica do conhecimento, pragmatismo, submissão e exclusão; escola capitalista – neutralidade científica, formação técnica, alienada, desconectada da realidade de vida dos estudantes, conteúdos hierárquicos e controle. A segunda categoria foi desmembrada nas dimensões: Educação do Campo como prática social em processo – luta social, formação para além da sala de aula, perspectiva da transformação social; valores – solidariedade, cooperação, visão política do conhecimento; democracia participativa – emancipação social, soberania popular, construção coletiva do projeto social; pedagogia socialista – conteúdos não hierárquicos, ligação com a realidade de vida dos estudantes, relação não hierárquica entre docentes e educandos; formação do intelectual orgânico – formação para a organização social, formação para a capacidade de direção, capacidade de discussão dos problemas no coletivo, práxis teórica e visão de classe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas, grupos focais e análise do Projeto Político-Pedagógico do curso. A análise foi feita com base na técnica de análise de conteúdo. Foi evidenciada a existência de práticas inovadoras e politizadas na forma da organização pedagógica e do ensinar, mas também foram encontradas práticas despolitizadas, que podem ser caracterizadas como reacionárias em relação à proposta do curso. No entanto, estas práticas pedagógicas despolitizadas não afetaram negativamente o processo de formação política dos estudantes no curso, embora indiquem contradições intrínsecas à experiência docente na universidade.

 

Referência:

SILVA, Julio Cezar Pereira da. A formação política do educador do campo: estudo do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. 2013. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Disponível em:

https://repositorio.unb.br/handle/10482/13694

);