A análise da abordagem do tema bioma cerrado nos livros didáticos de ciências no ensino fundamental

Autor(a):

Maria Eduarda Peres de Oliveira

Resumo:

O presente trabalho teve como objeto de estudo analisar alguns dos livros didáticos distribuídos aos alunos do ensino público do Distrito Federal, através do Programa Nacional do Livro Didático de 2011. Com o intuito de conhecer a abordagem dos livros didáticos, analisou-se o conteúdo Cerrado abordado nos livros didáticos de Ciências, 5ª série, e sua forma de abordagem. Além disso, foi realizada a leitura e análise dos PCN de Ciências e das Orientações Curriculares do DF para conhecer a proposta de abordagem do tema Cerrado contidas nesses documentos. Após as leituras e análises, pudemos constatar que os livros exemplificam o conteúdo ou informam sobre ele, ou seja, são subjetivos e superficiais em relação ao tema. Conduto recomendamos que os autores façam uma reavaliação dos assuntos que estão presentes nos livros didáticos, ressaltando o Cerrado e sua importância possibilitando que o aluno conheça e aprenda sobre este bioma.

Referência:

OLIVEIRA, Maria Eduarda Peres de. A análise da abordagem do tema bioma cerrado nos livros didáticos de ciências no ensino fundamental. 2013. [16] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Disponível em: