Macrosiphonia velame

Nome popular

Velame-branco

Partes utilizadas

Planta integral, mas principalmente as folhas

Descrição

É um subarbusto de menos de 1 m de altura que possui flores brancas (AMERICANO, 2015). O velame-branco ocorre no Norte (Rondônia), no Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso) e no Sudeste (Minas Gerais, São Paulo).

Uso medicinal

O velame-branco tem um tropismo pelo trato urinário e ginecológico atuando como antibiótico e resolvendo infecções, inflamações e tumorações nessas áreas. Ele também é um tônico que é usado pelas mulheres do campo tanto antes quanto depois do parto. A planta atua sobre o sistema nervoso central e é um bom anticonvulsionante e tônico geral para essa área. O velame-branco é considerado uma planta geriátrica que ajuda no tratamento de atrite, dores crônicas, ptoses internas, incontinências, gotas, diabetes e dores reumáticas (AMERICANO, 2015).

Referências Bibliográficas

AMERICANO, Túlio. Fitoterapia Brasileira: uma abordagem energética. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2015. 420 p.

 

KOCH, I.; RAPINI, A.; SIMÕES, A.O.; KINOSHITA, L.S.; SPINA, A.P.; CASTELLO, A.C.D. 2015 Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB33719>.

);