Uma proposta pedagógica relacionada ao relevo aplicada junto aos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Albion de Castro Curado: Cidade de Goiás

Autor(a):

Sarah Silva Lobo Moura

Resumo:

Este trabalho realiza um estudo sobre como a elaboração de uma proposta de ensino do relevo e os impactos ambientais no setor Bacalhau, situado na cidade de Goiás, a partir de trabalho realizando junto aos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Dr. Estadual Albion de Castro Curado. Para isso, buscou-se conhecer os principais fatores que compõem a paisagem do entorno do colégio, enfatizando as observações nas alterações realizadas pelos seres humanos ao logo do tempo, que ocasionou os principais problemas de hoje. A partir disso foi possível elaborar uma proposta pedagógica apoiada no levantamento de informações sobre a realidade do relevo local para orientar a aplicação das atividades que pôde ser desenvolvida junto aos alunos sobre as questões do relevo do cerrado. Ao aplicar essa proposta no Colégio Dr. Estadual Albion de Castro Curado, percebeu se que o envolvimento e a participação tanto dos alunos quanto dos professores, contribuiu para o aprimoramento do conhecimento sobre as questões ambientais do entorno do local onde estudam e também da dinâmica do relevo do cerrado do como um todo.

Referência:

MOURA, Sarah Silva Lobo. Uma proposta pedagógica relacionada ao relevo aplicada junto aos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Albion de Castro Curado: Cidade de Goiás. 2013. [57] f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás, 2013.

Disponível em:

);