Lamartine Soares Cardoso de Oliveira

No Brasil, as áreas de Cerrado têm sido amplamente degradadas, sobretudo pela expansão das fronteiras agropecuárias, a intensificação da exploração mineral e o crescimento urbano, associados, principalmente, ao desmatamento. Neste estudo, investigaram-se a dinâmica e a recuperação da florística, da estrutura e da produção em volume e em estoque de carbono de uma comunidade lenhosa de cerrado sensu stricto localizado na Reserva Ecológica e Experimental da Universidade de Brasília – Fazenda Água Limpa (FAL), Distrito Federal, Brasil, no período de 1996 a 2011. Em 1988, foram selecionadas, aleatoriamente, três áreas (blocos) de 192 x 216 m, cobertas por cerrado sensu stricto. Em cada área foi realizada a supressão da vegetação por meio de seis tratamentos silviculturais: T1 – corte com motosserra e retirada da lenha; T2 – corte com motosserra, retirada da lenha e fogo; T3 – remoção com lâmina e retirada da lenha; T4 – remoção com lâmina, retirada da lenha e fogo; T5 – remoção com lâmina, retirada da lenha e duas gradagens e T6 – corte com motosserra, retirada da lenha, fogo, destoca e duas gradagens. Verificou-se, com base nos resultados obtidos ao longo de cada período de monitoramento, uma tendência sucessional clara, com o recrutamento de novas espécies e um aumento das características estruturais nas áreas submetidas aos diferentes tratamentos. Assim, cerca de 23 anos após os distúrbios, foram registradas 73 espécies lenhosas em toda área experimental e o grau de ocupação nas áreas cerrado sensu stricto submetidas aos tratamentos T1, T2, T3, T4, T5 e T6 foi, respectivamente, de 2.727; 2787; 2.900; 2.597; 2.457 e 2.960 indivíduos.ha-1 (densidade) e 12,29; 12,54;12,18; 12,79; 12,40 e 13,37 m².ha- ¹ (área basal). Em termos de mortalidade, recrutamento e crescimento das comunidades lenhosas, em volume e em estoque de carbono, não foi possível definir com clareza as diferenças entre os seis tratamentos analisados. No geral, verificou-se que a dinâmica da vegetação lenhosa de cerrado sensu stricto é mais notável entre os períodos de monitoramentos e que áreasforam capaze de resistir aos diferentes tratamentos silviculturais testados, retomando seu estabelecimento natural e recuperando características típicas dessa fitofisionomia.

OLIVEIRA, Lamartine Soares Cardoso de. Sucessão secundária em área de cerrado sensu stricto durante um período de 23 anos após intervenções silviculturais. 2014. xvi, 114 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Florestais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.