Salvem os lobos-guará!

O lobo-guará, animal que é símbolo do Cerrado brasileiro, está ameaçado de extinção. A transformação de seus habitats, os atropelamentos, doenças de animais domésticos e a perseguição e caça pela intolerância humana, são ameaças importantes e os motivos de estarem desaparecendo. 
Diversos são os agentes causadores de doenças que os lobos têm tido contato. Atualmente a sarna sarcóptica representa uma grande ameaça para a espécie. Ela pode acometer desde os filhotes até os mais idosos. Em poucos meses ela debilita o animal infestado e ele acaba morrendo, reduzindo assim o número de animais na natureza e contribuindo para a extinção da espécie.

Em meio aos diferentes problemas que a espécie enfrenta é necessário agir rápido para conter essa doença, através de investigações de como os lobos estão contraindo a sarna e ações que reduzam os impactos negativos sobre a espécie. Investigar sua saúde e intervir quando é preciso é importante para que esse mal seja revertido e assim, conservar essa espécie tão importante para o Brasil.

 Temos conseguido atuar revertendo o problema em alguns animais somente. Precisamos saber como atuar de forma mais ampla e efetiva. Mas primeiro devemos entender como estão se contaminando e se é possível conter o avanço da doença. Isso só é possível com recursos financeiros que hoje não temos.
O tratamento dos lobos identificados com sarna, depende de capturar os animais e isso não é uma tarefa fácil. Expedições de captura tem alto custo e hoje contamos com doações esporádicas para as capturas que devem ser periódicas para um tratamento satisfatório.

Essa é a primeira vez que os lobos da região são monitorados de forma intensiva. Entender quais são os problemas que esses animais enfrentam, com a finalidade de criar estratégias para redução de impactos a espécie, é um ponto fundamental para a sua conservação.
O “Sou Amigo do Lobo” é um projeto do Instituto Pró-Carnívoros, uma associação civil de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Fundada em 1996, está sediada em Atibaia – SP e desenvolve projetos em diversas regiões do país. Em 2005 foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Pró-Carnívoros é reconhecido internacional e nacionalmente como um dos principais institutos de pesquisas com mamíferos carnívoros do país.

 

Apoiem o trabalho do Pró-Carnívoros: http://www.kickante.com.br/l/lobossemsarna 

);