Redator(a):

Jaqueline Evangelista Dias, Lourdes Cardozo Laureano

O Protocolo Comunitário Biocultural das Raizeiras do Cerrado tem o objetivo de ser um instrumento político para a conquista de uma legislação que garanta o direito consuetudinário de quem faz o uso tradicional e sustentável da biodiversidade brasileira para a saúde. A sua elaboração foi resultado de um processo iniciado em 2008, com a realização de doze encontros regionais e dois encontros nacionais. Os encontros regionais priorizaram o diálogo sobre critérios coletivos de segurança e eficácia de remédios caseiros e os encontros nacionais priorizaram a construção da identidade social das “raizeiras” e a elaboração de metas para a conservação da biodiversidade do Cerrado.

Protocolo comunitário biocultural das raizeiras do Cerrado : direito consuetudinário de praticar a medicina tradicional / organizado por Jaqueline Evangelista Dias e Lourdes Cardozo Laureano. – Turmalina : Articulação Pacari, 2014.