XIX Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas

Povos do Grande Sertão Veredas celebram o Cerrado e suas tradições.

Todos os anos, a comunidade do município de Chapada Gaúcha, Minas Gerais, festeja a riqueza e a sociobiodiversidade do Cerrado e a e valorização da cultura das comunidades tradicionais que vivem na região do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez em 19 anos, o evento será totalmente digital.

Com o tema “Mulheres do Sertão: cultura, sustentabilidade e geração de renda, o Encontro transmitirá ao vivo apresentações culturais, entrevistas e debates e leilões de artesanato no Facebook https://pt-br.facebook.com/encontrodospovos/ e no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=hPxgi-TO5a8 entre os dias 20 e 23 de agosto.

“A prevenção contra a Covid-19 e o cuidado com as pessoas nos obriga a evitar aglomerações, mas de forma alguma pensamos em cancelar o Encontro que este ano ocorre pelo décimo nono ano consecutivo. Temos que manter vivo o amor pelo Parque Nacional Grande Sertão Veredas e o encontro virtual celebra esse compromisso”, diz Meiry Gobira, integrante da Agência de Desenvolvimento Local e organizadora do evento.

O WWF-Brasil atua na região desde 2010 com o apoio de parceiros locais na implementação de ações focadas no fortalecimento da produção da sociobiodiversidade; a gestão integrada das Áreas Protegidas e a implantação de tecnologias sociais e sistemas agroflorestais.

“É extremamente importante a realização dessa XIX edição do Encontro, mesmo que virtual, uma vez que é um evento muito tradicional na região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Precisamos manter esse compromisso de celebrar a riqueza cultural desse povo do Sertão e dos Gerais, tão bem retratado na obra de Guimaraes Rosa!”, diz Kolbe Soares, Analista de Conservação do WWF-Brasil.

Confirma os detalhes da programação

Dia 20/08 (Quinta-Feira)
Das 18h30 às 19h30 – Roda de Conversa com o tema: “Cultura e empreendedorismo em tempo de pandemia”. Com a participação de Marcos Aurélio Maier (Sicoob Credichapada), Marusa Vasconcelos Freire (Banco Central do Brasil) e Patrícia Dias de Rezende (Analista do Sebrae na Regional Noroeste e Alto Paranaíba).
Das 19h30 às 20h30 – Roda de Conversa com o tema: “O papel das Mulheres Sertanejas junto à Comunidade”. Com a participação de LadyJane Mendes Macêdo (Professora, artesã e dançadeira da Comunidade de Ribeirão de Areia), Nadja Maria Mourão (Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG) e Damiana Souza Campos (Coordenação de articulação política no Instituto Rosa e Sertão).

Dia 21/08 (Sexta-Feira)
Das 19h às 21h – Apresentação Cultural “Diadorina meu amor” com declamação de trechos da obra: “Grande Sertão: Veredas” de João Guimarães Rosa” por Élcio Barbosa.

Dia 22/08 (Sábado)
Das 19h às 21h – Live Mamulengo Sem Fronteiras, Keijin do Acordeon e Forró Cerrado.

Dia 23/08 (Domingo)
* Das 09h às 10h – Live Missa Sertaneja: Uma homenagem às “Mulheres do Sertão”.
Após a Missa: Apresentação dos vídeos, com de entrevista da homenageada Dona Antonina (Comunidade Ribeirão de Areia), danças culturais e fala do povo sertanejo.