Proposição de um Índice de Qualidade de Água para Irrigação(IQAI) com base no monitoramento e caracterização de águas superficiais em ambientes rurais do Cerrado

Autor(a):

Daphne Heloisa de Freitas Muniz

Resumo:

A qualidade da água para a agricultura irrigada vem se tornado uma questão importante nos últimos anos, devido ao aumento da demanda de água pelo setor. Programas de monitoramento de qualidade geram uma enorme quantidade de dados que necessitam ser sintetizados. O objetivo do presente trabalho foi propor um Índice de Qualidade de Água para Irrigação (IQAI) com base na avaliação de parâmetros indicadores de qualidade da água de três corpos hídricos de ambientes rurais do Cerrado. Para isso, foram selecionadas três áreas de coleta inseridas em zonas rurais do Distrito Federal, Brasil (Córrego Capão Comprido, Rio Jardim e Córrego Sarandi). As coletas de amostra de água ocorreram entre maio de 2012 e abril de 2013. Para cada amostra coletada foram feitas determinações dos parâmetros temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, total de sólidos dissolvidos, turbidez, dureza total; dos íons cloreto, fluoreto, nitrato, nitrito, fosfato, sulfato, sódio, potássio, amônio, cálcio e magnésio; fósforo total, razão de adsorção de sódio, coliformes totais e coliformes termotolerantes. A partir dos dados obtidos na Análise de Variância e na Análise das Componentes Principais (PCA), foi evidenciado que parâmetros importantes, indicativos de poluição rural, como amônio, fosfato, sulfato e fósforo total obtiveram valores abaixo do limite de detecção para todo período analisado nos três corpos hídricos. Os demais parâmetros não apresentaram grande variação de suas concentrações entre períodos hidrológicos (seca e chuva) nos três corpos hídricos. Entre os pontos amostrais houve diferença significativa na qualidade da água. A técnica estatística multivariada, por meio da aplicação da PCA, mostrou que é possível reduzir o número de parâmetros de 16 para 7, considerados principais. A partir dos dados de monitoramento e da análise estatística dos três corpos hídricos foi possível selecionar parâmetros para compor um IQA para fins de irrigação que refletisse as características da água do Cerrado.

Referência:

MUNIZ, Daphne Heloisa de Freitas. Proposição de um Índice de Qualidade de Água para Irrigação(IQAI) com base no monitoramento e caracterização de águas superficiais em ambientes rurais do Cerrado. 2014. xx, 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, 2014.

Disponível em:

);