Percepção de educandos da rede pública urbana e rural sobre os mamíferos do Cerrado

Autor(a):

Walisson Francisco Barbosa Carvalho

Resumo:

O bioma cerrado é considerado o segundo maior do Brasil e abriga uma grande diversidade de fauna e flora, porém, esse bioma vem sofrendo com o desmatamento e grandes áreas estão sendo utilizadas em atividades agropastoris. A conscientização individual e coletiva vinculada ao conhecimento dos recursos naturais são a chave para conservação do Cerrado. Por isso, o ensino de ciências é tão importante para ensinar e despertar o interesse dos educandos, das escolas, para a valorização da biodiversidade do cerrado. O objetivo desse trabalho foi analisar a capacidade dos educandos do ensino fundamental de Planaltina – DF e Sobradinho – DF, em reconhecer mamíferos que frequentam o Bioma Cerrado, avaliar se há diferenças de respostas, entre alunos que frequentam a escola rural e a escola urbana. Os dados foram obtidos através de pesquisa de campo exploratória quanti-qualitativa. Os alunos da área rural reconheceram o maior número de mamíferos que os da área urbana. Os mais reconhecidos foram o tatu e lobo guará, enquanto que os menos conhecidos foram os aquáticos, tais como a lontra e a ariranha. Em relação às imagens de mamíferos exóticos, o conhecimento dos alunos da área urbana foi maior do que os alunos da área rural, provavelmente, devido a influência dos meios de comunicação TV e internet. A intervenção foi positiva, pois além de proporcionar oportunidade dos alunos aprenderem sobre os mamíferos do Cerrado de forma divertida, de maneira geral evidenciou que os alunos conhecem pouco a fauna de mamíferos do cerrado.

Referência:

CARVALHO, Walisson Francisco Barbosa. Percepção de educandos da rede pública urbana e rural sobre os mamíferos do Cerrado. 2014. [19] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.

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