Parque Sucupira

sucupira

O Parque Ecológico Sucupira situado em Planaltina-DF, foi criado em 23/12/96, pela lei distrital N° 1.318 e possui 250.000 m², a vegetação é constituída por Cerrado e mata ciliar do ribeirão Mestre D’Armas, do córrego Fumal e nascente do córrego Buritizinho.
O Projeto surgiu da necessidade de se consolidar uma cultura de relação equilibrada entre o homem e natureza. Por meio dele busca-se evidenciar que esse equilíbrio é uma necessidade da sociedade que para ser alcançado precisará contar com um processo educativo que tenha o ambiente social como referência. O Projeto é parte das atividades teórico/práticas de educação ambiental previstas no curso de formação de professores de Ciências Naturais, de Gestores Ambientais da Faculdade UnB Planaltina – FUP/UnB. Tem como parceiros o Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências – LAPEC, a Rádio Comunitária Utopia FM 98.1, a Estação Ecológica de Águas Emendadas – ESECAE e Centro de Ensino Fundamental CEF-04 de Planaltina-DF.

Até recentemente, a área do Parque sofria com o abandono, esgoto correndo ao céu aberto e muito lixo. No entanto, desde junho de 2014 o Parque ganhou sua primeira fase de implantação. Nessa primeira fase o Parque ganhou guarita, sede administrativa, edificação para educação ambiental, banheiros, pistas de caminhada e de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia e urbanização. Os recursos que propiciaram as melhorias são provenientes de compensação ambiental de atividade da empresa Votorantim.

Promover uma compreensão acerca da importância do Parque Sucupira para a melhor qualidade de vida da população da cidade de Planaltina-DF, através de ações de Educação Ambiental que envolvam estudantes de ensino fundamental e a comunidade circunvizinha, no uso e na preservação.
Utilizando pesquisas de opinião e atividades educativas esperamos que esse Projeto traga reflexões coletivas sobre o Parque Sucupira, ao aproximar comunidade acadêmica e comunidade local numa troca contínua de saberes e contribua para o exercício de um novo olhar e de novas práticas sobre o uso e a preservação dos recursos naturais do Parque.

Acompanhe o Projeto: www.parquesucupira.com

Programas de rádio: www.utopia.dissonante.org, sintonia 98.1Mhz