PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Confira algumas fotos da região: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotos-g2620862-Chapada_dos_Veadeiros_National_Park_State_of_Goias.html

Região mais alta do Planalto Central, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.  Não foi por acaso que o “coração” do Brasil ganhou esse título. Além da diversidade da fauna e flora protegida em um parque nacional, a beleza cênica da região é outro atrativo. Do emaranhado de montanhas e nascentes descem rios formando corredeiras, cânions e cachoeiras que deixam os visitantes deslumbrados. A energia e o clima de paz ainda propiciam abrigo para comunidades espirituais, exotéricas e de vida alternativa com seguidores do mundo inteiro.

A chegada do asfalto facilitou a exploração dos atrativos turísticos de Alto Paraíso e Cavalcante, mas são, principalmente, as estradas de terra e caminhos quase apagados do mapa que conduzem os visitantes aos encantos da Chapada dos Veadeiros. A partir de São Jorge, um antigo acampamento de garimpeiros e sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, hoje uma referência do ecoturismo, as trilhas são bem sinalizadas dentro da área de proteção.


Localizado no nordeste do Estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem uma área de 65.514 hectares repleta de trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, cânions, animais em extinção e matas de Cerrado. Atualmente existem quatro trilhas na região, que são sinalizadas dentro do parque para facilitar o percurso dos visitantes.

Onde: a entrada do parque fica localizada no distrito de São Jorge (GO), a aproximadamente 36 km de Alto Paraíso, Goiás.
Ingresso: atualmente não há cobrança de ingresso para o acesso ao parque.
Atrações: o parque reúne dezenas de cachoeiras, animais em extinções, belas paisagens e atividades ecoturísticas como, por exemplo, trilhas, tirolesa, ciclismo, entre outras. As trilhas têm extensões que variam de 1 a 23 km.

Entre as diversas trilhas está a que leva o visitante até as Sete Quedas com pernoite no interior do parque. Quem tem mais tempo e disposição pode percorrer até 80 km de trilhas históricas, ainda carentes de sinalização, no entorno do parque. Fazendas e agricultores familiares oferecem pouso com opções de camping e comida caseira para os andarilhos.

Cavalcante é um exemplo do passado e presente da Chapada dos Veadeiros. Alto Paraíso, antiga Veadeiros, referência aos cães caçadores de veados da fazenda que deu nome ao local, é o centro desse novo ciclo de exploração econômica. Há um movimento de conciliação e equilíbrio para o aproveitamento turístico dos atrativos naturais de forma racional em benefício da população local. É o turismo ambiental assegurando a sustentabilidade de pequenos negócios. Ainda que trilhando caminhos diferentes, é possível conhecer a Chapada dos Veadeiros pelo topo do Cerrado.

Fonte: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7755-turistas-exploram-o-topo-do-cerrado.html