O ensino de geografia: a visão fragmentada a respeito do bioma Cerrado

Autor(a):

Davi José de Souza

Resumo:

O presente trabalho busca relatar as concepções teóricas estereotipadas a cerca do bioma Cerrado, bem como divulgar o conteúdo reduzido utilizado pelos meio didáticos no ensino médio e fundamental. Embora o foco predominante alterna sobre os conceitos contemporâneos e conservadores, ora refutando, ora aceitando, com algumas fundamentações baseado em material didático do ensino médio como comprovação de conteúdos e visões fragmentados. Também abordar: conceitos, opiniões subordinadas à pesquisa agropecuária, novas descobertas, mudanças de focos de ex-agricultores, dentre outros que se confirmam em leque amplo de referencial bibliográfico. O interesse de geógrafos regionais quanto valorizar o bioma Cerrado para que depois de transformado em fronteira agrícola e chegada a hora de repensar o modelo de desenvolvimento capitalista para um modelo sustentável para não somente vir inviabilizar do ponto de vista apenas as áreas do Cerrado, mas quase que todos os demais biomas sul-americanos, confirmando que essa linha é a que mais aproxima de um consenso.

Referência:

SOUZA, Davi José de. O ensino de geografia: a visão fragmentada a respeito do bioma Cerrado. 2012. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.

Disponível em:

);