Nathália Lucatelli Pamplona

O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, possui grande diversidade biológica e é fundamental para a manutenção e equilíbrio do meio ambiente. Atualmente é considerado um dos hotspots mundial de biodiversidade devido ao fato de sofrer grande pressão antrópica sobre seus recursos naturais. Nas últimas décadas, o Brasil tem sido considerado uma grande potência agrícola mundial devido a expansão da produção de commodities agrícolas. O avanço das áreas cultivadas, na maioria das vezes resulta no desmatamento ou supressão da vegetação nativa para a agricultura e no aumento da demanda de recursos hídricos. O município de Barreiras, oeste da Bahia, foi uma das regiões que ampliou espaço para o agronegócio e passou a ser visto como fronteira agrícola voltada para a produção de grãos. O conhecimento e monitoramento da dinâmica da expansão agrícola na região de estudo, torna-se necessário para buscar medidas mitigatórias dos possíveis impactos resultantes dessa intensa exploração. Dentro desse contexto, o presente trabalho buscou desenvolver a analise multitemporal do uso do solo no município de Barreiras – BA entre os anos de 1990 a 2016, visando o monitoramento da expansão da agricultura e da agricultura irrigada e seus impactos ambientais. Com base nos resultados desse estudo, estima-se uma perda de 242.909,6 hectares (~52%) de vegetação nativa entre 1990 e 2016. A área desmatada representa 37% da região, com 289.105,4 hectares. A agricultura irrigada ocupa 4,7% da região, com 36.944 hectares.

PAMPLONA, Nathália Lucatelli. Mudanças no uso e cobertura da terra no município de Barreiras-BA entre 1990 e 2016. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.