Laboratório de Ecossistemas

Como se organizam e funcionam as comunidades biológicas? Como o funcionamento das comunidades é afetado por mudanças ambientais? Essas indagações estão no centro dos avanços sobre o entendimento dos fluxos de energia e de matéria na Terra, interligando assim componentes bióticos e abióticos dos sistemas ecológicos. A Ecologia de Ecossistemas é ramo da Ecologia que tem como objeto de estudos desde a microbiota presente em uma porção mínima de solo até o maior nível de organização ecológica terrestre, a biosfera. Entender como a energia flui a partir da conversão dos raios solares pelos organismos fotossintetizantes até a dinâmica de decomposição de sua matéria têm sido questões chave para a Ecologia de Ecossistemas.

Hoje, o desenvolvimento da Ecologia de Ecossistemas tem profundas implicações sociais e econômicas ao auxiliar no entendimento de como os ecossistemas naturais e manejados respondem a distúrbios e mudanças ambientais, sejam eles antrópicas ou não. Tal entendimento pode ajudar a construir sociedades mais resilientes e preparadas para um ambiente em transição com mudanças mais intensas e frequentes. Isso inclui conhecer e valorizar os benefícios oriundos da manutenção da integridade dos ecossistemas.

O Laboratório de Ecossistemas foi criado em 1994 fazendo parte do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB). O laboratório tem como linhas de pesquisa a ecologia de ecossistemas tropicais e suas respostas às mudanças ambientais em diferentes escalas. Os estudos incluem ecossistemas terrestresaquáticos com foco no bioma Cerrado.

 

Meios de contato:

 

Laboratório de Ecologia de Ecossistemas
Instituto de Ciências Biológicas – IB
Universidade de Brasília – UnB
Campus Darcy Ribeiro
Brasília, 70910-900
Brasil

☎ +55 (61) 3107-2984 ou 3107-2987

📧  mercedes@unb.br

🌏 http://bustamantelab.com.br/pt/

);