Krenak

Origem do nome

“Na nossa língua, ‘kren’, é cabeça. ‘Nak’ é terra. O nome do meu povo é ‘cabeça da terra’. Estávamos aqui antes de ganharmos o apelido de ‘índio’. A nossa autoidentificação é que somos ‘burum’, gente. Como quem sempre escreveu a história eram os portugueses, eles diziam que tinham encontrado índios. Mas somos gente mesmo.” “Esse nome – krenak – é o nome da minha tribo, de onde eu venho. E o nosso território é o Atu, aquele rio que, nos mapas, vocês conhecem como Rio Doce. Esse povo vive em uma região de Minas Gerais, que é o Médio Rio Doce e que chamamos de Uatu. Quando começaram a explorar essa região, passaram a chamá-la de Vale do Aço”( Aílton Krenak).

Localização do povo

Minas Gerais

Referências bibliográficas

Documentário Guerra Sem Fim – Resistência e Luta do Povo Krenak, 2016. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=DfkGVfkJpAM>. Acesso em: 05 de ago. de 2020.

 

Ailton Krenak: A natureza não é uma fonte inesgotável. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OzV5xFWZdy0>. Acesso em: 05 de ago. de 2020.

 

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas indígenas brasileiras. Brasília, DF: Laboratório de Línguas Indígenas da UnB, 2013. 29p. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/lali/PDF/L%C3%ADnguas_indigenas_brasiliras_RODRIGUES,Aryon_Dall%C2%B4Igna.pdf>. Acesso em: 16 de ago. de 2020.

);