Folia de Reis - Santa Maria da Vitória - BA

A nossa #RiquezadoCerrado de hoje é uma tradicional festividade religiosa popular. #Folia de Reis, Companhia de Reis, #Reisado ou Festa de Santos Reis, com suas especificidades a depender das regiões do Brasil, elas se caracterizam pela celebração dos três #ReisMagos ao nascimento de Jesus Cristo.

🎶🥁🎙🪕 Os instrumentos musicais e as cantorias são elementos fortes nesses festejos, como o acordeon, violão, viola, cavaquinho, reco-reco, caixa, pandeiro e outros. 🚩🏳 Com bandeiras e estandartes, o grupo de #foliões caminha por longas distâncias, principalmente no campo, e visita casas, de porta em porta.

🎊🙋🏽‍♀️🥁🧓🏼Os #festeiros e as #festeiras recebem em suas residências a folia com orações, cantos e muitos convidados e convidadas, e uma grande fartura de comida e doces para celebrar e agradecer por esse momento muito aguardado.

📌🎄🎆 No Brasil, essas festas ocorrem, principalmente, entre o #Natal e o dia 6 de janeiro, quando são lembrados os três #ReisMagos. Em 2017, @thojbauer registrou essa imagem da folia de Zé de Lausinha, no município baiano de Santa Maria da Vitória. 👀 E você, conhece essa festividade❓

#emdefesadocerrado #cultura #popular #culturapopular #cerrado #folia #reisado #brasil #eudefendocerrado