Educação ambiental através da geografia: a degradação do Cerrado brasileiro
Autor(a):
Maria Jane Damasceno Luz
Resumo:
O presente estudo tematiza o bioma Cerrado através da Geografia em meio a educação ambiental. Preservar este patrimônio natural significa discutir os problemas ambientais, e proporcionar as gerações futuras um desenvolvimento sustentável. A Geografia aliada à educação ambiental possui o intuito de promover cidadãos críticos, capacitados para a sua sobrevivência em sua sociedade. O objetivo se insere na idéia de incorporar na educação junto a projetos políticos pedagógicos, a importância da preservação do Cerrado, sendo este o tema central deste estudo. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, obtendo assim um levantamento sobre a educação ao ensino de Geografia. Outro fator utilizado na metodologia foi a pesquisa de campo, voltado a melhoria de profissionais na área dos estudos da educação ambiental. A abordagem descreve os impactos ambientais no cerrado e também a importância do estudo geográfico para a prática educacional, sendo então a degradação a proposta temática deste trabalho. Portanto, através deste estudo percebemos o tão quão o cerrado nos é importante e este deve ser preservado. A educação ambiental de fato, se torna cada vez mais relevante uma vez que propicia um desenvolvimento humano capacitado a preservar de maneira sustentável.
Referência:
LUZ, Maria Jane Damasceno. Educação ambiental através da geografia: a degradação do Cerrado brasileiro. 2012. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2012.