Detecção de áreas queimadas através de séries temporais MODIS no intermédio da RPPN Serra do Tombador e o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros - GO

Autor(a):

Jonathan Vinagre Braga

Resumo:

O bioma Cerrado abrange uma vasta área dentro do território brasileiro ocupando uma área em torno de 208 milhões de hectares. Considerando sua extensão, diversidade e fragilidade, o Cerrado necessita estar no enfoque das principais políticas de conservação no Brasil. Algumas ações tornam urgente o desenvolvimento de técnicas que auxiliem na gestão e monitoramento de áreas no Cerrado. Dentre elas estão as conversões de áreas nativas de Cerrado para expansão urbana e agrícola e também a utilização sem cuidados do fogo na limpeza de áreas para agricultura e manejo de pastagens. Dessa forma, o sensoriamento remoto se mostra como uma importante ferramenta. O presente trabalho objetivou a delimitação de áreas queimadas no intermédio do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Reserva Natural Serra do Tombador entre os anos de 2002 a 2011 utilizando imagens do produto de reflectância de superfície do sensor MODIS. Para isso foram feitos tratamentos nas imagens para atenuar os ruídos comuns em séries temporais. Os tratamentos consistiram na aplicação do filtro de mediana e a transformação Minimum Noise Fraction – MNF. Por fim, foi utilizado o método de subtração do perfil espectral das imagens por uma Média Sazonal estabelecida para a identificação das áreas queimadas. Como forma de validação, foi feita uma comparação dos resultados com uma base de imagens LANDSAT 5 TM, relativas ao período seco de cada ano e também uma base vetorial resultante do processo de classificação supervisionada aplicado também às imagens do sensor TM. Esta metodologia de mapeamento, possibilitará determinar a dinâmica do fogo assim como poderá auxiliar na gestão e monitoramento de áreas no Cerrado.

Referência:

BRAGA, Jonathan Vinagre. Detecção de áreas queimadas através de séries temporais MODIS no intermédio da RPPN Serra do Tombador e o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros – GO. 2013. 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Disponível em:

);