Dona Jovelina – Benzedeira (Brasília-DF), ensina: banho energético

Durante a 2ª edição do RAÍZES, na sexta, 26 de maio de 2017, tivemos o prazer de conhecer Dona Jovelina, na beira do Rio Preto, às margens das Corredeiras no PNCV – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Dona de um sorriso contagiante, mas também muito séria nos momentos necessários.

Dona Jovelina é benzedeira desde os 33 anos de idade, e como ela nos conta: “aprendi a benzer com a minha avó Tertuliana, e aqui no DF ampliei meus conhecimentos com o Sr. Otaviano Antônio Gonçalves da irmandade benzedeira de Nossa Senhora do Rosário, onde sinto-me pertencida”.

Conta-nos que, inicialmente, só benzia pessoas da família que à procurava, mas que no ano posterior ao falecimento de sua mãe, aconteceu um fato que impulsionaria suas práticas dos dias de hoje, como ela nos relata: “Em 2011, minha mãe me mandou psicografia e através de um trabalho com Preto Velha Vovó Cambina de Guiné me confiou uma guia para eu realizar meu trabalho no mundo. Fiquei com a guia sempre levando em minha bolsa sem saber ao certo para que ocasião eu iria usar… Somente sábado Rosário catulado da irmandade do Rosário recebido na sexta feira da paixão do ano 2000 em Brasilândia onde fui catulada. Através da terapeuta Mahila no Clubeterapia da Asa Sul DF, em 2017 soube do movimento de Alto Paraíso e fui para lá para ser benzida pelos curadores do encontro levando comigo a guia de um trabalho que vislumbrada. Nas corredeiras eu estava acompanhando uma benzedeira de Goiânia muito idosa que tinha participado do primeiro RAÍZES. Fiquei na fila do seu sagrado benzimento na água. Quando chegou minha vez, ela com autoridade moral sem conhecer minha pessoa nem minha história, ordenou que eu usasse o meu colar sagrado… peguei minha guia que sempre me acompanhava em minha bolsa dentro de uma meia… coloquei em meu pescoço e comecei a benzer as pessoas com o cenário onde lembrei de um dia como aquele o mestre Jesus encontrou o seu batismo nas águas se colocando sua majestosa presença no meio do povo como daquele encontro… Desde esta data do segundo RAÍZES até hoje foi confirmado pela espiritualidade de Oxum das Águas doces daquelas corredeiras, o meu trabalho que exerço até agora. Atendo em Brasília em minha residência, participo do Programa Práticas integradas de saúde do GDF benzendo em Centros de Saúde, participo da Caravana São Vicente de Paulo e no Encontro RAÍZES, onde tenho absoluta certeza que é um movimento espiritual de mega amplitude no Brasil, coração do planeta Terra onde pulsa amor e sabedoria simultaneamente com a prática da fraternidade e postura de humildade.”

“Nasci na Serra da Japuara, município de Caucaia, estado do Ceará, através das mãos da parteira Maria Benvinda, no dia 18 de Julho de 1955 na casa de minha avó no vilarejo chamado Mangabeira. Estudei e consegui formar em Filosofia. Fiz vários cursos de aprimoramento, mas nunca consegui dar aula por escolher sempre junto com meu pai ajudar os outros com assistência. Cheguei em Brasília em 1988 e trabalhei como mãe social na casa da Harmonia do Menor Carente até 2005. Cuidando de crianças e adolescentes socioeducativos. Hoje sou pedagoga sistêmica tentando usar o postura ensinada pelo filósofo Bert Hellinger… Atendo em minha residência nas segundas, quartas e sábados. Faço os banhos energéticos, o benzimento do Portal de Iemanjá, benzimento em crianças é qualquer dia e qualquer hora. Disponibilizo a benzer em casamento, batizado, enterro, festas de santo e no Senado Federal onde tem uma capela ecumênica…”

);