Dinâmica de nitrogênio no solo em áreas de cerrado sentido restrito com invasão biológica de capim-gordura (Melinis minutiflora) e braquiária (Brachiaria decumbens) no Planalto Central brasileiro

Autor(a):

Jocemara Viana de Souza

Resumo:

As gramíneas exóticas invasoras causam mudanças na estrutura e composição da vegetação, com impactos diretos sobre a biodiversidade. Dentre elas, o Melinis minutiflora (capim-gordura) e Brachiaria decumbens (capim-braquiária), apresentam ampla distribuição geográfica e mecanismos mais eficientes na utilização de nutrientes comparadas com as gramíneas nativas do Cerrado. As gramíneas africanas exercem uma forte concorrência com as espécies nativas, no entanto, normalmente não é considerado o impacto gerado quanto elas interagem entre si. O objetivo do presente estudo foi avaliar se a disponibilidade de nitrogênio no solo em área com invasão de capim gordura e braquiária podem ser diferentes quando há ocorrência de apenas uma espécie exótica invasora ou coocorrência. Para isso foi analisado a concentração de N-H4+ e N-NO3-, taxas de mineralização e nitrificação líquida de nitrogênio, teor de carbono orgânico e teor de nitrogênio total, os tratamentos estudados foram T1 (controle); T2 (remoção do capim-gordura); T3 (remoção do capim-braquiária); T4 (remoção do capim-gordura e braquiária). A concentração máxima de N-H4+ foi de 5,49 mg.kg-1 encontrada no tratamento T3, já a maior concentração de N-NO3- foi de 0,38 mg.kg-1 no tratamento T2. As taxas de mineralização e nitrificação não apresentaram diferenças entre os tratamentos estudados. A maior razão N-NH4+/N-NO3- foi observada no tratamento T4, para o teor de carbono orgânico foi observado diferença estatística entre os tratamentos T1 e T3. Os maiores teores de carbono orgânico e nitrogênio total foram observados no tratamento T1. Conclui-se que, os tratamento apresentam diferença na disponibilidade de nitrogênio no solo, e a coocorrência entre as espécies de capim-gordura e capim-braquiária reduz a concentração de nitrogênio inorgânico no solo quando comparada com a ocorrência de apenas uma das gramíneas invasoras em área de cerrado sentido restrito.

Referência:

SOUZA, Jocemara Viana de. Dinâmica de nitrogênio no solo em áreas de cerrado sentido restrito com invasão biológica de capim-gordura (Melinis minutiflora) e braquiária (Brachiaria decumbens) no Planalto Central brasileiro. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Disponível em:

);