Sarah Clariene Correia Fontoura

O Cerrado brasileiro possui grande importância, devido a sua extensa área e a sua grande biodiversidade, sendo considerado um hotspot mundial. Um dos elementos característicos deste bioma é o fogo. O fogo, atualmente, é causado por atividades antrópicas e possui grande intensidade e consequentemente maiores danos a fauna, flora, ao meio ambiente e à saúde humana. Porém, o fogo também pode ser essencial na manutenção da biodiversidade, além de contribuir para a redução do material combustível, quando aplicado sob forma de queima prescrita. Essa prática é capaz de reduzir a intensidade e os impactos do fogo. No presente trabalho foram delimitadas 10 parcelas ao longo de uma área localizada às margens da Fazenda Água Limpa (Brasília), onde ocorre a queima controlada uma vez ao ano. Dentro de cada parcela foram lançadas 3 repetições, totalizando 30 repetições, nas quais o material foi separado em 6 classes (gramíneas, plântulas, 1 hora, 10 horas e 100 horas e amostra controle) e acondicionado em sacos de papel. Essa separação de classes diz respeito ao estado (vivo ou morto) e ao tempo de resposta do material a umidade (timelag), como proposto pelo autor Rothermel. Os teores de umidade do material vivo foram de 55,85 e 96,56%, os do material morto, entre 16,7% e 26,21%. A temperatura máxima, a porcentagem de perda de massa total e o tempo total de combustão foram estatisticamente iguais para todas classes. A maior altura de chama observada foi em plântulas e a menor foi nas classes de 10 e 100 horas (que teve maior tempo de chama), o material vivo perdeu mais massa no período de chamas e o morto mais grosso, menos. A classe de 100 horas também foi a que necessitou de maior energia para sua ignição.

FONTOURA, Sarah Clariene Correia. Carga de material combustível e comportamento do fogo em área de cerrado antropizado. 2016. ix, 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.