Dia do Cerrado pelos caminhos da FLONA

Fiquem atentos! Por volta de 12h vocês já poderão se inscrever pra Caminhar conosco no dia 11/09 nas trilhas Jatobá (6km), Pequi (12km) e Buriti (18km) pelos Caminhos da Flona (Floresta Nacional de Brasília)! A Floresta Nacional (Flona) de Brasília, criada em 1999, protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do Distrito Federal.

 

Caminhos da Flona – trilha Pequi (12km)
Quem deseja fazer uma caminhada um pouco mais longa pode seguir pela trilha Pequi, um percurso de 12 quilômetros sem exigência técnica, porém com nível de esforço moderado e pequenos obstáculos. O trajeto leva entre três e quatro horas para ser completado e a sinalização é feita no padrão de pegadas da cor laranja. Entre os destaques da paisagem estão pontos como Lost e Matinha.


Trilha Buriti

Com sinalização na cor azul, há ainda a trilha Buriti, que percorre 18 quilômetros dentro da Flona e alcança pontos como o Samambaião, a Ponte Córrego das Pedras, popularmente conhecida como Geladeira por ser um local onde a temperatura costuma ser mais baixa, e o Paliteiro, composto de grande quantidade de árvores com troncos finos. Embora todo o percurso conte com terreno seguro a trilha Buriti é mais indicada para quem tem bom condicionamento físico devido à maior quilometragem da caminhada, que leva ao menos cinco horas para ser completada. 

 

Caminhos da Flona – trilha Jatobá (6km)
Quatro percursos com diferentes níveis de dificuldade, do fácil ao difícil, fazem parte dos Caminhos da Flona. Todos os trajetos contam com sinalização autoguiada e diferenciam-se cada um com uma cor. A trilha Jatobá pode ser feita em até duas horas e é a mais indicada para iniciantes, pois não exige técnica e demanda baixo nível de esforço. Basta seguir a sinalização na forma de pegadas rosas para contemplar espécies nativas e exóticas, além passar por pontos como o espaço de meditação e o Córrego dos Currais, um dos cursos d’água que abastecem a Barragem do Descoberto e são protegidos pela Flona-DF.

 

COMO CHEGAR Saindo da Rodoviária do Plano Piloto, é possível chegar na Floresta Nacional de Brasília pelas linhas 0.906 ou 0.405. A passagem custa R$ 5,50.De carro o acesso é possível via EPTG/pistão norte e via Estrutural. ATENÇÃO:  durante a semana a Estrutural está invertida para quem vem de Brasília em direção a Taguatinga até as 9:20.

Como chegar: https://www.instagram.com/p/CLJ9P5esPgI/?utm_medium=copy_link

 

);