Conheça o novo Monumento Natural Cavernas de São Desidério, Bahia, CERRADO!

Mais uma unidade de conservação criada no Dia Mundial do Meio Ambiente através do decreto assinado pelo presidente Lula. A nova unidade abrange 16.619 hectares de Cerrado no município baiano de São Desidério. O território abriga um complexo de cavernas de extrema relevância para a ciência, conservação da biodiversidade e comunidades locais.
O novo Monumento Natural Cavernas de São Desidério busca preservar o Cerrado, sistemas flúvio-cársticos e sítios arqueológicos, além de proteger o Rio João Rodrigues, afluente do Rio São Desidério.
A criação deste monumento marca um avanço na proteção do Cerrado na região, permitindo atividades como turismo sustentável e agricultura familiar.

Entre os atrativos do Monumento Natural Cavernas de São Desidério estão:

Salão Coliseu, o maior salão de caverna conhecido no país, com mais de 25.000 m², localizado na Garganta do Bacupari.

– O maior lago subterrâneo do Brasil, situado no Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, um  hotspot de diversidade da fauna subterrânea.

– O Sumidouro do João Baio, com variação regular do fluxo de água, um fenômeno raro em nível mundial.

– Outros locais de beleza cênica, como o Lago Azul, a Gruta do Catão, o Buraco da Sucupira e o Buraco da Sopradeira.

Mais informação:

#ecomuseudocerradolaisaderne #MuseuCerrado #turismosustentavel #cerrado #saodesiderio