Cachoeira do Tingidor, PI
Local: Cachoeira do Tingidor, PI
Descrição do local: O nome Tingidor se deve à tonalidade forte das rochas, que deixa a água que desce por elas com certa cor, às vezes azulada. A cachoeira fica bem na encosta do rio Poti e é formada pelas águas de um açude que fica dentro da cidade.
A queda d’água, que é bem alta, forma diversas outras cascatas menores. Inclusive, ficar debaixo dessas cascatas é um verdadeiro contato íntimo com a natureza e com um total descanso da mente e do corpo. Além disso, forma ainda um riacho que percorre por quase todo a área da cachoeira.
No entanto, é importante destacar que no local não tem qualquer estrutura, é somente a natureza e toda a sua autoridade. O que já basta! Por isso, leve sua água ou alimentos, mas sempre lembrando de levar seu saquinho para colocar os restos de comida nele e levar de volta para a cidade para ser jogado em devido lugar de lixo.
Como chegar: o site https://www.conhecaopiaui.com/noticia/guia-de-como-chegar-na-cachoeira-do-tingidor informa detalhadamente como chegar no local.
Dicas: A cachoeira não é perene, ou seja, a queda d´água não dura o ano todo, sendo a melhor época para visitar é no chamado período chuvoso, de janeiro até início de maio.
Como o Tingidor pertença a uma propriedade particular, o que antes a entrada era permitida gratuitamente, agora é necessário que a visita seja feita mediante ofício a junto ao Ibama ou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Mas caso queira estar na cachoeira para se refrescar, somente em uma parte do dia, e depois retornar, uma boa parada para almoço é no restaurante do Sr. Geraldo, em Juazeiro. O local tem uma comida caseira saborosa, o chamado prato feito(PF), que só custa o valor de R$15,00. O ambiente também conta com wi-fi liberado para os clientes.