APOIO ao Monumento Natural da Pedra Fundamental em Planaltina-DF

A equipe técnica do IBRAM está finalizando a proposta de criação do Monumento Natural da Pedra Fundamental em Planaltina-DF que será uma unidade de conservação do grupo “proteção integral” de acordo com o Sistema Distrital de Unidades de Conservação. O Monumento Natural tem como objetivo preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Pedimos seu apoio pela criação dessa Unidade de Conservação, enviando mensagem para: dipuc@ibram.df.gov.br

A Pedra Fundamental foi inaugurada em 7 de setembro de 1922, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. O local escolhido ocupa uma área de 39.4 hectares numa colina no Vale do rio São Bartolomeu, a 1.033m de altitude, o Morro do Centenário, a 7 km de Planaltina, sendo o primeiro monumento erguido para a criação do novo Distrito Federal, conforme estabelecia a primeira Constituição Republicana, promulgada em 1891. Em 1982, o obelisco, de propriedade da União, foi tombado como Patrimônio Histórico do Distrito Federal.

A área possui remanescentes das fitofisionomias do Cerrado sentido restrito ralo e campo sujo, fitofisionomias fundamentais para a conservação de espécies representantes da flora do DF. Desempenha importante papel para a conectividade de UCs, garantindo o fluxo gênico das espécies e representando importante refúgio para a fauna silvestre. A área é fundamental para a conservação dos serviços ecossistêmicos relacionados à provisão de água; aos serviços de suporte, como polinização, dispersão de sementes, manutenção da biodiversidade e patrimônio genético; aos serviços de regulação, como sequestro de carbono, manutenção do ciclo hidrológico, regulação de clima, controle de erosão e deslizamentos de encostas; e aos serviços culturais por meio da recreação, turismo, identidade cultural, entre outros.